Na estatística, arianos, cancerianos e capricornianos são os maiores vencedores da categoria. Nenhum taurino foi campeão!

Na estatística, arianos, cancerianos e capricornianos são os maiores vencedores da categoria. Nenhum taurino foi campeão!

Mesmo para quem não acredita em astrologia, vale pela curiosidade, pelo menos na estatística dos signos em relação aos pilotos.

Desde que foi criada, em 1950, a Fórmula 1 teve, até 2015, 30 pilotos campeões mundiais.

ARIANOS FORTES:

O signo com mais campeões é Áries, com cinco representantes: Ayrton Senna, Jack Brabham, Jacques Villeneuve, Phil Hill e Mike Hawthorn.

Porém, os arianos não são aqueles que, na somatória de títulos, estão na frente.

MUITOS TÍTULOS PARA CANCERIANOS E CAPRICORNIANOS;

Na somatória de títulos, os nativos de Câncer (Juan Manuel Fangio, Sebastian Vettel e Alberto Ascari) e Capricórnio (Michael Schumacher, Lewis Hamilton e Jenson Button) estão na frente, com 11 campeonatos cada um destes signos.

PEIXES DE BEM COM AS PISTAS:

Os nascidos com o sol em Peixes também parecem ter boa afinidade com a velocidade. Contam com um time de peso: Alain Prost, Niki Lauda, Jim Clark e Mario Andretti, que totalizam dez triunfos.

NENHUM TAURINO CAMPEÃO:

Em contrapartida, dos 12 signos do zodíaco, apenas um deles não teve ao menos um campeão: Touro, exatamente o signo de um dos pilotos que mais perto esteve de vencer um título, o brasileiro Felipe Massa, nascido em 25 de abril de 1981.

LEONINOS CAMPEÕES (E MUITO PARECIDOS...)

Nelson Piquet está em um time astrologicamente forte, Leão, pelo menos na estatística, ao lado de Fernando Alonso e Nigel Mansell. Aliás, curiosamente, ou coincidentemente, como queiram, três pilotos de personalidades muito parecidas...

Emerson Fittipaldi é um dos dois únicos representantes dos sagitarianos, ao lado de Keke Rosberg.

Rubens Barichello, que perseguiu um título na Fórmula 1 ao longo de 19 temporadas, é geminiano, que teve apenas dois campeões: Denny Hulme e Jackie Stewart.

Apontado como um potencial campeão, cuja vida foi abreviada por um acidente aéreo em 1977, o brasileiro José Carlos Pace era libriano, o mesmo do bicampeão Mika Hakkinen e do campeão Kimi Raikkonen, ambos finlandeses.

O mítico Gilles Villeneuve, um dos maiores ídolos da Ferrari, apontado como potencial campeão não fosse o acidente fatal em Zolder (Bélgica) em 1982, pertencia ao grupo dos vencedores capricornianos, como Schumacher, Hamilton e Button.

MULHERES...

Única mulher a pontuar na F1, a saudosa italiana Lella Lombardi, era de Áries, um dos signos estatisticamente mais vitoriosos da F1. Danica Patrick, a enfesada norte-americana de pé pesado que venceu uma corrida na Indy e fez três poles, também é ariana. A brasileira Bia Figueiredo, atualmente na Stock Car, é pisciana. Simona de Silvestro, com passagem pela Indy e atualmente na F-E, é virginiana.

DO ATUAL GRID DA F1...

Do atual grid da Fórmula 1, daqueles que ainda perseguem o primeiro título, tomando-se por base a estatística acima, vantagem para o australiano Daniel Ricciardo, atualmente na Red Bull. Ele é canceriano, um dos dois signos com mais vitoriosos na história da F1.

Outro piloto apontado como um dos melhores de sua geração, o finlandês Valtteri Bottas, é virginiano, assim como James Hunt e Damon Hill.

Aliás, tanto Hunt quanto Hill ganharam seus títulos não apenas por conta de serem talentosos, mas também por não terem tido a concorrência de adversários diretos fortes, como Niki Lauda (que se acidentou no ano do título de Hunt) e Ayrton Senna (que dificilmente seria superado por Hill caso não tivesse morrido em 1994). Será que um possível título de Bottas será conquistado graças a problemas de concorrentes mais diretos? Mistério...

Ainda sobre os virginianos. Não parece ser tarefa fácil ganhar um título na F1 sob a égide deste signo. O inglês Stirling Moss, por exemplo, nunca venceu um campeonato na principal categoria do automobilismo, e é o maior vice de todos os tempos, quatro vezes...

O holandês Max Verstappen, grande revelação da atual temporada, é libriano, como Hakkinen e Raikkonen.

O brasileiro Felipe Nasr, que em 2015 faz sua (boa) temporada de estreia na F1, pode ter motivos para se animar, pelo menos pela matemática astrológica. Ele faz parte do time de leoninos, campeões de primeira linha, Nelson Piquet, Fernando Alonso e Nigel Mansell.

Piloto de qualidades reconhecidas, vinculado à Ferrari, o falecido Jules Bianchi  era leonino.

Outro brasileiro que futuramente deverá estar na Fórmula 1, Pedro Piquet, filho do tricampeão Nelson Piquet, também pode olhar para os astros com bons olhos. Ele, que em 2016 estará na F3 Europeia, é de Câncer, signo que ao lado de Capricórnio fez mais campeões na categoria.

Falando dos nativos de Câncer, Nico Rosberg também faz parte desse time. O vice-campeão das duas últimas temporadas, porém, tem um adversário duro de bater na Mercedes: o capricorniano Lewis Hamilton... Sem contar outro adversário de primeira linha, o canceriano Sebastian Vettel.

Por outro lado, o russo Daniil Kvyat, piloto da Red Bull, a se tomar por base a tendência acima, precisará quebrar uma escrita: é de Touro, o único signo sem campeões na F1...

Dois pilotos brasileiros que estão na F3 Europeia, visando a F1 futuramente: Sérgio Sette Câmara é de Gêmeos e Pietro Fittipaldi é de Câncer.

SIGNOS DOS  CAMPEÕES DA F1 COM SEUS RESPECTIVOS NÚMEROS DE TÍTULOS:

Áries: Ayrton Senna (3), Jack Brabham (3), Jacques Villeneuve (1), Phil Hill (1) e Mike Hawthorn (1), totalizando nove títulos.

Touro: nenhum taurino foi campeão mundial de Fórmula 1.

Gêmeos: Denny Hulme (1) e Jackie Stewart (3), total de quatro títulos.

Câncer: Juan Manuel Fangio (5), Sebastian Vettel (4) e Alberto Ascari (2), totalizando 11 títulos.

Leão: Nelson Piquet (3), Fernando Alonso (2) e Nigel Mansell (1), total de seis títulos.

Virgem: James Hunt (1) e Damon Hill (1), total de dois títulos.

Libra: Mikka Hakkinen (2) e Kimi Raikkonen (1), total de três títulos.

Escorpião: Giuseppe Farina (1) e Alan Jones (1), total de dois títulos.

Sagitário: Emerson Fittipaldi (3) e Keke Rosberg (1), total de três títulos.

Capricórnio: Michael Schumacher (7), Lewis Hamilton (3) e Jenson Button (1), total de 11 títulos.

Aquário: Graham Hill (2), John Surtees (1) e Jody Scheckter (1), total de quatro títulos.

Peixes: Alain Prost (4), Niki Lauda (3), Jim Clark (2) e Mario Andretti (1), total de dez títulos.

OUTROS PILOTOS:

NOMES HISTÓRICOS DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO (CAPRICORNIANOS E CANCERIANOS):

Uma incrível coincidência (será?) de nomes que fizeram um sucesso enorme no automobilismo brasileiro. Chico Landi, que também assombrou acelerando fora do Brasil, era canceriano, assim como Chiquinho Lameirão. E três capricornianos que encantaram em pistas brasileiras: Bird Clemente, Luiz Pereira Bueno e Mario Cesar de Camargo Filho, o Marinho. Câncer e Capricórnio, realmente são dois signos cujas estatísticas são impressionantes em matéria de esporte a motor...

Os maiores campeões da Stock Car: Ingo Hoffmann (Peixes); Cacá Bueno (Leão); Paulo Gomes (Áries), Chico Serra (Aquário), Giuliano Losacco (Peixes) e Ricardo Maurício (Capricórnio).

A turma da MotoGP: o italiano Valentino Rossi (Aquário); e os espanhóis Jorge Lorenzo (Touro) e Marc Márquez (Aquário).

Fórmula E: Nelsinho Piquet, campeão da primeira temporada da categoria dos carros elétricos, é de um signo forte na F1, Leão, o mesmo de seu pai, Nelson Piquet. Seu rival, com quem travou disputas ferozes na temporada inaugural da F-E, Lucas Di Grassi, também é leonino. Bruno Senna é libriano.

Fórmula Indy: Tony Kanaan, campeão da categoria em 2005, é de Capricórnio, signo forte também na F1. Helio Castroneves, três vezes campeão das 500 Milhas de Indianápolis, ainda não conquistou nenhum título na categoria. Ele é de Touro, o único signo que não tem campeões na F1. O sagitariano Emerson Fittipaldi, já citado como bicampeão da F1, também ganhou um título na Indy. Outros dois brasileiros também foram campeões na Indy: Gil de Ferran é escorpiano e Cristiano da Matta é virginiano. Raul Boesel, que não venceu na Indy, foi campeão mundial de Protótipos pela Jaguar, em 1987. Ele é sagitariano como Emerson Fittipaldi. Christian Fittipaldi, que guiou na Indy e F1 e diversas categorias, tem vários títulos internacionais com protótipos. Ele é de capricórnio, assim como seu pai, Wilsinho Fittipaldi, ex-F1.

Rally: o francês Stéphane Peterhansel, maior campeão do Rally Dakar, com 11 títulos (cinco com motos e seis com carros), é leonino.
 
Endurance: o dinamarquês Tom Kristensen, sete vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, é virginiano.
 

Trio forte de multicampeões: o canceriano Juan Manuel Fangio (centro) com os arianos Ayrton Senna e Jack Brabham. Foto: Divulgação

O capricorniano Michael Schumacher, em 2004, já no auge, com o então imberbe canceriano Sebastian Vettel, à época sonhando com a F1. Foto: Divulgação

Coincidência? Ambos de personalidades muito fortes, os três leoninos campeões da F1: Nelson Piquet, Fernando Alonso e Nigel Mansell. Fotos: Marcos Júnior (Nelson Piquet), UOL (Fernando Alonso) e arquivo de Emerson Fittipaldi (Nigel Mansell).

Nenhum nativo do signo de Touro foi campeão na F1. Felipe Massa é um dos taurinos que busca quebrar esta escrita. Do atual grid da F1, o russo Daniil Kvyat também é taurino. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time