Corinthians tenta se aproximar ainda mais do título do Brasileirão 2017. Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Corinthians tenta se aproximar ainda mais do título do Brasileirão 2017. Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

O Corinthians está a oito pontos de garantir matematicamente o título brasileiro de 2017. Neste sábado, essa conta pode ficar ainda menor. O time do técnico Fábio Carille recebe o Avaí na Arena de Itaquera às 19h naquele que pode ser o penúltimo passo da equipe pelo troféu nacional.

Uma vitória do Corinthians diante do penúltimo colocado do campeonato dará a chance de o líder ser campeão já na quarta-feira que vem. Para isso, o time alvinegro terá de derrotar o Fluminense em seguida - também em Itaquera - e torcer para que o Grêmio perca pontos diante de Vitória, em Caxias do Sul, e São Paulo, em Porto Alegre.

Em busca do título iminente, o Corinthians trata o confronto com o Avaí com cautela. A ideia é manter a mesma pegada mostrada contra o Palmeiras, no último domingo, e manter o torcedor conectado ao time. 

"Se sábado vem antes da quarta, temos de pensar somente no sábado, até porque quarta depende disso para definir alguma coisa. Jogo importante pela situação do Avaí, que vem de uma derrota em casa. Devem vir para o tudo ou nada", disse o volante Gabriel.

O líder tenta evitar uma nova surpresa na Arena Corinthians diante de equipes que estão na zona de rebaixamento. Isso já aconteceu duas vezes no segundo turno. A equipe perdeu por 1 a 0 para o Vitória e, uma semana depois, voltou a ser derrotado pelo mesmo placar contra o Atlético-GO.

"Já serviu de lição esses jogos, já aprendemos com nossos próprios erros. É um jogo que temos de estar muito concentrados, aquele ambiente do clássico foi de decisão, por parte dos jogadores e torcedores. E esse jogo é daquele tamanho, porque é um jogo que está mais perto do título ainda", ressaltou Gabriel, que chegou a citar a expressão "sangue no olho".

O Corinthians vem de duas vitórias seguidas na competição. O time de Carille não vence três partidas em sequência desde a 12ª rodada, quando derrotou o Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque - antes, havia superado Botafogo e Ponte Preta em Itaquera.

O líder do campeonato soma 65 pontos e tem oito pontos de vantagem sobre o Grêmio, o segundo colocado. O Santos está a nove pontos do primeiro colocado, enquanto o Palmeiras está a 11. Os gremistas recebem o Vitória no domingo às 17h, no Alfredo Jaconi. O time alviverde recebe o Flamengo no Allianz no mesmo dia e horário. Já os santistas enfrentam a Chapecoense fora de casa a segunda-feira.

Na quarta-feira, o Corinthians pode entrar em campo por uma simples vitória para ser campeão. Isso porque o Grêmio mede forças com o São Paulo na Arena a partir das 19h30.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS X AVAÍ

Data: 11 de novembro de 2017, sábado
Horário: 19h (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (34ª rodada)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Hélcio Araujo Neves e José Ricardo Coimbra (ambos do PA)

CORINTHIANS: Caique; Fagner, Pablo, Balbuena e Guilherme Arana; Gabriel e Camacho; Romero, Rodriguinho e Clayson; Kazim. Técnico: Fábio Carille.

AVAÍ: Douglas; Maicon, Alemão, Betão e João Paulo; Judson, Simião e Marquinhos; Luanzinho, Rômulo e Junior Dutra. Técnico: Claudinei Oliveira

Últimas do seu time