O camisa 10 buscou a bola na meta vascaína. Geraldo Blota, o "GB", foi o primeiro a entrevistá-lo

O camisa 10 buscou a bola na meta vascaína. Geraldo Blota, o "GB", foi o primeiro a entrevistá-lo

Pouco mais de 64 mil espectadores estavam no Maracanã na noite de 19 de novembro de 1969, uma quarta-feira, para assitirem o Vasco enfrentar o Santos pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, equivalente ao Campeonato Brasileiro de hoje.

À beira do gramado, uma quantidade enorme de repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e "penetras", todos ansiosos para virem de perto o gol 1000 de Pelé.

O Vasco abriu o placar com um gol do meia-atacante Benetti, aos 16 minutos do primeiro tempo.

O Santos empatou  com um gol contra do zagueiro Renê, aos 10 minutos do segundo tempo. O jogo era tenso, toda vez que Pelé se aproximava da meta adversária com a bola havia a expectativa de gol, quando o Rei recebeu lançamento de Clodoaldo e dividiu com o zagueiro cruzmaltino Fernando. O árbitro, Manoel Amaro de Lima, já falecido, apontou pênalti imediatamente, sem titubear, para desespero do goleiro argentino Andrada.

A confusão foi grande, com muita reclamação por parte dos jogadores vascaínos, mas alguns minutos depois Pelé tomou distância para a cobrança.

Foram cinco passos até que Pelé tocasse na bola, com o pé direito, no canto esquerdo de Andrada, que saltou bem mas não conseguiu defender. Enquanto Pelé corria para buscar a bola no fundo do gol, o goleiro esmurrava o chão, desesperado.

Geraldo Blota, o "GB", foi o primeiro repórter a entrevistar Pelé, e aparece em diversas fotos feitas ao lado do gol vascaíno, como na imagem acima, de camisa branca e microfone em punho.

Reginaldo Leme, comentarista de automobilismo da Globo, à época repórter do "Estadão", também estava presente, como você pode confirmar na imagem abaixo.

Pelé beija a bola; Geraldo Blota foi o primeiro a chegar para entrevista o Rei. À esquerda, na foto, o jovem Reginaldo Leme, então repórter do Estadão. Foto: arquivo pessoal de Reginaldo Leme

O jogo foi paralisado, com uma grande invasão no gramado. Pelé dedicou seu feito histórico para as crianças do Brasil. Placar final: Vasco 1 x 2 Santos.

ABAIXO, EM VÍDEO, O MILÉSIMO GOL DE PELÉ:

CLIQUE NOS NOMES ABAIXO E ACESSE SUAS RESPECTIVAS PÁGINAS NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

PELÉ

ANDRADA (goleiro do Vasco) 

FERNANDO (zagueiro do Vasco)

MANOEL AMARO DE LIMA (árbitro da partida)

GERALDO BLOTA (repórter)

REGINALDO LEME (repórter)

Últimas do seu time