Iraniano Kia Joorabchian, ex-parceiro do Corinthians com a MSI, é quem atua como intermediário na transferência

Iraniano Kia Joorabchian, ex-parceiro do Corinthians com a MSI, é quem atua como intermediário na transferência

A diretoria do São Paulo faz contagem regressiva para que a janela europeia de transferências se encerre. Mais precisamente a janela inglesa, que se encerra um dia depois de todas as outras, ao final da próxima terça-feira, 1º de setembro. Sabedor do interesse do Tottenham por Alexandre Pato, o vice-presidente de futebol são-paulino tem questionado o atacante e seu estafe sobre uma possível proposta. Neste sábado, ouviu novamente que não há nada oficial. Afirma, porém, que sabe que o empresário iraniano Kia Joorabchian, ex-parceiro do Corinthians com a MSI, é quem atua como intermediário na transferência.

"Hoje eu falei com os dois [Alexandre Pato e Gilmar Veloz, agente] e não tem nada. Quem está tentando é o Kia Joorabchian. Na Inglaterra a janela vence dia 1, e como é feriado dia 31, ainda dá tempo lá. Até hoje de manhã, quando falei com eles, não tinha absolutamente nada", falou Ataíde Gil Guerreiro ao UOL Esporte.

Kia Joorabchian é parceiro do empresário brasileiro Giuliano Bertolucci, que gere a carreira do meia Gabriel Boschilia, que há algumas semanas deixou o São Paulo por 9 milhões de euros para se transferir ao Monaco, da França. Bertolucci é conhecido no Morumbi pelo caso de Oscar, a quem também representa e que em 2010 acionou a Justiça para deixar o clube. Apesar do episódio, o empresário tem boa entrada atualmente no São Paulo - gerencia a carreira, também, do zagueiro Lucão.

Há cerca de duas semanas o Tottenham procurou Kia Joorabchian e Giuliano Bertolucci, com quem o clube de Londres tem boa relação, e pediu para que fosse realizado um relatório sobre a viabilidade da contratação de Alexandre Pato. As informações foram entregues ao clube inglês, que até agora não avançou com proposta ao Corinthians.

O São Paulo ainda se baseia nos atrasos de pagamentos de direitos de imagem do Corinthians ao atleta para barrar a saída caso o Corinthians apresente uma proposta recebida de valor igual ou superior a 10 milhões de euros, cláusula de rescisão do empréstimo. O São Paulo tentará invalidar o contrato e a cláusula de rescisão pelo descumprimento das garantias de pagamento do Corinthians ao jogador ao longo do empréstimo.

Como revelado pelo Blog do Perrone, o contrato de empréstimo prevê que se o Corinthians deixar de prover a garantia à parcela da remuneração de Pato com a qual tem de arcar, a cláusula de rescisão do atleta durante o empréstimo passa a ser de 20 milhões de euros. O Corinthians arca com R$ 400 mil mensais - metade do salário total - e chegou a dever sete meses de direitos de imagem para Pato, e o caso só foi resolvido quando o atacante acionou o clube na Justiça.

Foto: UOL

Últimas do seu time