Samudio foi contratado ao Libertad por empréstimo de um ano

Samudio foi contratado ao Libertad por empréstimo de um ano

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

O título de campeão mineiro foi o primeiro de Miguel Samudio pelo Cruzeiro e confirmou a ascensão do lateral-esquerdo, que em apenas quatro meses de clube se firmou entre os titulares e se tornou uma das principais armas para a Libertadores com a sua experiência.

Nesta quarta-feira, às 22h, contra o Cerro Porteño, o paraguaio terá papel ainda mais importante e será uma espécie de espião celeste, por conhecer tão bem o futebol de seu país.

Samudio foi contratado ao Libertad por empréstimo de um ano e travou duelos contra o Cerro Porteño durante as seis temporadas em que defendeu seu antigo clube. Apesar de ter deixado a sua terra natal, o jogador garante que segue acompanhando o campeonato local e passará informações ao técnico Marcelo Oliveira.

"É um jogo muito difícil, as equipes paraguaias jogam de uma maneira muito distinta das equipes de outros países. O Cruzeiro tem que saber jogar da mesma maneira que está jogando, estamos em um nível muito bom", disse. "Vou falar algumas coisas com o Marcelo, qualquer informação que puder passar será bom, porque na Libertadores os detalhes são muito importantes e às vezes fazem diferença", acrescentou.

Samudio também conhece bem o técnico do adversário, pois Arce já comandou a seleção paraguaia e inclusive convocou o lateral-esquerdo. "Já dirigiu minha equipe do Libertad na base, teve a possibilidade de dirigir a seleção, é um profissional muito bom e uma pessoa excelente", destacou o lateral.

Além de atacar como 'espião', Samudio terá papel fundamental para a equipe com a sua experiência na Libertadores. Ele já está acostumado a jogar a competição sul-americana e esta é a sua sexta participação. Até o momento ele atuou em apenas uma partida e acabou se destacando ao fazer o segundo gol da vitória sobre a Universidad de Chile, por 2 a 0, mas acabou sendo expulso no mesmo jogo e ficou de fora da partida contra o Real Garcilaso.

Porém, ainda assim o jogador manteve o prestígio com o técnico Marcelo Oliveira e o crescimento defensivo da equipe desde a entrada de Samudio deve ter papel importante nisso. Desde que virou titular no duelo contra o Boa Esporte, o primeiro da semifinal, o paraguaio participou de cinco partidas e o Cruzeiro levou apenas um gol nesses jogos.

"Vou tratar de ajudar a equipe defendendo bem primeiramente e depois quando passar no ataque tratar de ser produtivo, que esse é o jogo que eu tenho. Agora todos os jogadores que vão começar jogando quarta tem que dar o máximo, correr atrás dos pontos como estamos fazendo isso vai tratar da gente ir bem na competição", destacou.

Samudio foi contrato para resolver o problema da lateral esquerda, que era considerado um dos pontos fracos no último Brasileirão. Muito bom no apoio, Egídio deixa a desejar na marcação. Depois de se recuperar da contusão que teve logo no início, o paraguaio assumiu a condição de titular. Marcelo Oliveira evita atribuir o bom rendimento defensivo a sua entrada na equipe, mas vê a equipe mais consistente.

"No time não analiso só a defesa, a partir do ataque já precisa ser feita uma recomposição, necessita de todos participarem da marcação e ajudar a defesa. Mas a defesa está muito consistente, como a gente joga no 4-2-3-1, é necessário que haja uma linha de quatro consistente, bem fechada para depois alternar a saída dos laterais", analisou o treinador.

Outro ponto favorável para o paraguaio que o está fazendo cair nas graças do torcedor é o espírito aguerrido, que pode ser decisivo nesta quarta-feira. Depois de faturar o primeiro troféu com a camisa celeste, ele sonha agora com uma conquista inédita na sua carreira, que é o título da Copa Libertadores.

"Chegar a uma equipe como o Cruzeiro e nos meus primeiros quatro meses sair campeão do campeonato local é muito importante para mim e, como sempre, trabalho no dia a dia para conseguir coisas importantes. Graças a Deus consegui o primeiro título e passo a passo vamos seguir em frente para galgar um sonho possível e estamos trabalhando para o jogo de quarta-feira", ressaltou Samudio.

Foto: UOL

Últimas do seu time