A Fifa (Federação Internacional de Futebol) é muito enérgica com relação a patrocínio em camisas, especificadamente em seleções. Somente o Brasil, em uma estratégia da CBF, conseguiu burlar as rígidas regras, que pouco depois fora obrigada a retirar a inteligente jogada de marketing estampada na camisa.
Sejamos sensatos, nada mais belo do que uma camisa lisa, sem nenhuma logomarca estampada. Por outro lado, sem a ajuda financeira dessas empresas que custeiam clubes e seleções, não há como eles sobreviverem, pois cada entidade necessita de rendas para sanar todos os tipos de dívidas.
Para uma equipe, seja ela nacional ou internacional, estampar o logo de uma companhia e assim fazer-se a devida publicidade é compreensivo e já faz parte da nossa cultura.
Incomum seria se visualizássemos essas ações nas camisas das seleções. Todavia, inviável economicamente e injusto com as empresas de material esportivo – responsáveis por abastecer as necessidades dos atletas e de toda a delegação com diferentes produtos – se seus logos não aparecessem, o que ocorreu durante anos.
E foi somente no final da década de 70, que esses logos começaram a figurar e aparecer discretamente, muitas vezes, escondidos, em detalhes que relaciona determinada marca a empresa. Atualmente, a exposição ficou um pouco maior, mas sempre respeitando as normas da Fifa.
Partindo da Copa do Mundo de 1970, confira a relação de cada campeão mundial e seus respectivos fornecedores de material esportivo. Veja quem está na frente e com mais títulos!
1970 – Brasil com a ATHLETA
1974 – Alemanha com a ADIDAS
1978 – Argentina com a ADIDAS
1982 – Itália com a LE COQ SPORTIF
1986 – Argentina com a LE COQ SPORTIF
1990 – Alemanha com a ADIDAS
1994 – Brasil com a UMBRO
1998 – França com a ADIDAS
2002 – Brasil com a NIKE
2006 – Itália com a PUMA
2010 – Espanha com a ADIDAS
2014 – Alemanha com a ADIDAS
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