O revés na estreia de seu novo estádio mergulhou o Palmeiras definitivamente de volta à luta contra o rebaixamento

O revés na estreia de seu novo estádio mergulhou o Palmeiras definitivamente de volta à luta contra o rebaixamento

O revés na estreia de seu novo estádio mergulhou o Palmeiras definitivamente de volta à luta contra o rebaixamento. Há algumas rodadas o time de Dorival Júnior parecia ter atingido outro patamar na tabela, mas três derrotas consecutivas deram um choque de realidade no elenco. Por isso, o torcedor alviverde precisa começar a secar adversários e fazer contas, em esforço que vale já a partir da noite desta quinta-feira.

Após 35 jogos disputados, o Palmeiras aparece na 14ª colocação, com 39 pontos somados, três acima da zona de rebaixamento. No entanto, caso a Chapecoense derrote o Fluminense nesta quinta, esta diferença para o pelotão de descenso será de apenas um ponto.

A Chapecoense visita o Fluminense no Maracanã, em jogo marcado para às 19h30 desta quinta-feira.

Mais tarde, também nesta quinta, o Cruzeiro enfrenta o Grêmio, em jogo entre dois times bem colocados na tabela. Mas mesmo assim este confronto pode interessar aos palmeirenses. Isso porque uma vitória deixa os mineiros muito perto do título. Mas como enfrentam a Chapecoense na 37ª rodada, para o Palmeiras seria interessante os atuais campeões perderem em Porto Alegre, para não relaxarem na reta final – isso tudo numa esfera teórica.

CENÁRIO OTIMISTA

Independentemente do sucesso da rival Chapecoense na noite desta quinta, o Palmeiras pode melhorar sua situação se vencer o Coritiba no domingo, fora de casa. Em caso de triunfo, o time alcançaria os 42 pontos.

Na história do Brasileiro de pontos corridos, no modelo com 20 clubes (desde 2006), já teve time que escapou do rebaixamento com essa pontuação – o Atlético-GO, em 2010. No entanto, os matemáticos apontam que o patamar de segurança absoluta é 46 pontos.  

Mas outros times conseguiram ser exceção nesta conta, permanecendo na elite abaixo desta meta, como o próprio Palmeiras, que fez 44 pontos em 2006. Cruzeiro (2011) e Avaí (2010) já escaparam da queda fazendo 43 pontos.

No entanto, o Coritiba caiu com 45 pontos em 2009. Outros times chegaram aos 44 pontos em outros anos e também acabaram na Série B: Corinthians (2007), Figueirense (2008), Portuguesa e Vasco (2013).

CENÁRIO PESSIMISTA

O Palmeiras pode retornar à zona do rebaixamento já no próximo domingo. Três equipes têm condições matemáticas de superar os paulistas na rodada do final de semana, incluindo o Coritiba, o adversário da vez.

Se o Palmeiras perder no Paraná, pode também ver as ultrapassagens de Chapecoense e Vitória.

Nesta projeção, caso pontue nesta quinta contra o Fluminense e vença o Botafogo em casa no domingo, a Chapecoense passa o Palmeiras.

Já o Vitória enfrenta o Figueirense fora de casa e passa o Palmeiras se vencer e os paulistas caírem em Curitiba.

O QUE RESTA: DUAS DECISÕES FORA

O Palmeiras agora enfrenta duas partidas seguidas fora de casa. Primeiro, visita o Coritiba de Alex no final de semana, em confronto direto contra o rebaixamento, já que os paranaenses somam 38 pontos.

Na próxima semana o time de Dorival Júnior vai a Porto Alegre enfrentar o Inter, equipe que batalha pela classificação para a Libertadores do próximo ano.

Na rodada decisiva do Brasileiro o Palmeiras volta a sua casa nova, o Allianz Parque, para tentar a primeira vitória em seu moderno estádio. O adversário será o Atlético-PR, time que ocupa posição intermediária na tabela, sem ambições ou preocupações.

Foto UOL

Últimas do seu time