O atacante Rafael Sóbis deve mesmo liderar a barca do Fluminense após a saída da parceira Unimed Rio na última semana

O atacante Rafael Sóbis deve mesmo liderar a barca do Fluminense após a saída da parceira Unimed Rio na última semana

Marinho Saldanha, Paulo Vinicius Coelho e Rodrigo Paradella
Do UOL, de Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

O atacante Rafael Sóbis deve mesmo liderar a barca do Fluminense após a saída da parceira Unimed Rio na última semana. O jogador tem contrato com o Tricolor apenas até julho de 2015 e vem sendo sondado por times brasileiros e do exterior, mas deve fechar com o Palmeiras, segundo o UOL Esporte apurou.

O interesse do Alviverde paulista foi o que mais agradou Rafael Sóbis até aqui, mas existem outras na mesa do jogador. Clubes da China, do Japão e dos Emirados Árabes – onde o atacante defendeu o Al Jazira entre 2008 e 2010 – também sondaram o empresário do atacante, Jorge Machado. Mesmo sem o mesmo otimismo do Palmeiras, o Internacional também está forte na briga.

"Vários clubes procuraram a gente para saber qual era a situação do Sóbis. Times da China, do Japão, dos Emirados... Por enquanto, ainda não estamos conversando, até porque a legislação não permite [a FIFA proíbe que o jogador negocie com outros clubes antes dos seis meses finais de vínculo]. A nossa prioridade, no momento, é tentar renovar o contrato com o Fluminense", disse o empresário ao UOL Esporte.

A proposta de renovação oferecida nos últimos dias ao Fluminense ampliaria o contrato de Sóbis por mais três anos, mas existe pouco otimismo em relação a um acordo, uma vez que o Tricolor não tem condição financeira de arcar com o salário de R$ 450 mil do atacante sem o auxílio da agora ex-parceira Unimed Rio.

Por outro lado, o Fluminense ainda não acenou com a possibilidade de um rompimento do contrato que vai até julho. Mesmo com sua saída oficial, a Unimed Rio prometeu a clube e jogadores que não irá deixar de pagar os jogadores com os quais têm vínculo de direito de imagem. É o caso de Rafael Sóbis, cujo compromisso com a ex-patrocinadora não prevê qualquer mudança com o fim da parceria entre o Tricolor e a empresa.

O Internacional corre por fora na briga por Rafael Sóbis.  O jogador é amigo pessoal de Vitório Piffero, eleito presidente do clube no último sábado, e chegou a ser abordado sobre um retorno ao Beira Rio. No clube, no entanto, sua contratação é dada como complicada.

Pode pesar para um acerto com o Internacional sua relação com o clube, pelo qual foi campeão duas vezes da Libertadores, em 2006 e em 2010, e com a diretoria eleita. O presidente eleito Vitório Piffero, inclusive, foi o vice de futebol na segunda conquista da competição internacional.

Uma decisão concreta sobre o futuro do jogador, no entanto, deve sair apenas em janeiro, quando Sóbis entra nos últimos seis meses de seu contrato. Além disso, o Fluminense ainda tenta readequar o seu orçamento sem a Unimed e precisará de tempo para estudar a proposta de renovação do atleta, mesmo uma extensão sendo extremamente improvável.

Foto: UOL

Últimas do seu time