Julgamento do pedido de impugnação do Palmeiras nesta quinta, no STJD

Julgamento do pedido de impugnação do Palmeiras nesta quinta, no STJD

Pedro Ivo Almeida
Do UOL, no Rio de Janeiro

Os advogados do Palmeiras se mostraram otimistas com a decisão de dois membros do pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) de pedir vistas do processo que julga o pedido de impugnação do clube sobre a final do Campeonato Paulista, contra o Corinthians, alegando interferência externa na arbitragem. A medida, que faz com que um eventual desfecho do caso fique pelo menos para o próximo mês, foi vista de forma positiva pelo alviverde.

"O recado que fica é que a atuação do Palmeiras é correta desde o início. Trouxemos provas. Estamos vendo com bons olhos esse pedido de vistas. Apresentamos tudo que poderíamos e buscamos provar a interferência externa", disse o advogado Américo Espallargas.

Nos bastidores, a expectativa por uma decisão desfavorável do STJD era grande. Até por isso, o fato de dois auditores (o ex-presidente do tribunal, Ronaldo Piacente, e o atual vice, Otávio Noronha) terem pedido vistas para analisar melhor o caso foi recebido como uma vitória parcial.

"Isso mostra que nossa sustentação oral fez efeito", disse outro membro da defesa do Palmeiras, Alexandre Miranda.

No julgamento, o STJD entendeu que era aceitável julgar o mérito do pedido de impugnação, contrariando o entendimento anterior do Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP). O órgão paulista, após abrir inquérito para investigar o caso e determinar seu arquivamento, negou um requerimento posterior do Palmeiras pedindo a impugnação, alegando que o clube havia perdido o prazo legal para entrar com a ação.

As próximas sessões do Pleno do STJD serão itinerantes: dia 31 de agosto, em Curitiba, e em 12 de setembro, em Manaus. Uma nova sessão para resolver o impasse paulista só ocorrerá depois disso.

Foto: Pedro Ivo Almeida/UOL

Últimas do seu time