A edição do Brasileirão com maior número de gols contra foi a de 2006

A edição do Brasileirão com maior número de gols contra foi a de 2006

Paulo Matuck
Do UOL, em São Paulo

No Brasileirão 2015, o torneio com a mais baixa média de gols por jogo desde que o sistema de pontos corridos foi implantado (dois por partida após três rodadas), contar com a ajuda do rival para balançar a rede pode ser decisivo para um bom desempenho. E, nesse quesito, o Palmeiras se tornou a equipe que mais contribui com os adversários.

O gol contra assinalado por Vitor Ramos concedendo ao Goiás a vitória por 1 a 0 no Allianz Parque, resultado que deixou o time do Centro-Oeste na coliderança da competição ao lado de Sport e Corinthians com sete pontos ganhos, foi o 15º do Palmeiras entre 2003 e 2015. O time lidera esse ranking negativo ao lado do Internacional. Porém, na comparação, leva a pior, pois o time gaúcho participou de todas as edições do Brasileirão em pontos corridos, enquanto o Palmeiras ficou fora das disputas de 2003 e 2013, pois estava na Segunda Divisão. Nesse período foram computados 210 gols desse tipo.

Cinco outras equipes ultrapassaram a casa de dez gols contra concedidos O Corinthians, que também não participou de todas as edições, pois teve uma passagem de um ano na Série B, auxiliou os adversários em 13 oportunidades balançando sua própria rede. O Fluminense fez isso 12 vezes. Grêmio e Sport marcaram 11 gols contra e o São Paulo por uma dezena de vezes facilitou a vida dos rivais.

O outro lado da balança pende em favor do Fluminense. O time carioca, que participou de todas as edições da Série A do Brasileirão, comemorou 20 vezes gols assinalados por jogadores de times rivais. O Santos, segundo colocado nesse ranking, tem diferença bastante significativa. Festejou 14 vezes tentos marcados por adversários. O Atlético-PR vibrou 13 vezes com gols contra.

Dois outros tricolores estão no grupo de equipes com dois dígitos de gols contra assinalados por rivais. Grêmio e São Paulo foram beneficiados 12 vezes por esse evento. A lista é completada pelo Cruzeiro, que viu seus jogadores comemorarem dez gols marcados por atletas de times rivais.

A edição do Brasileirão com maior número de gols contra foi a de 2006. Foram 26 tentos assinalados dessa maneira em 38 rodadas. No ano passado, a marca quase foi igualada. O torneio de 2014 teve 25 gols contra. O menor número desse tipo de evento ocorreu em 2011, com apenas 12 registros de times jogando bolas contra sua própria rede.

Foto: UOL

Últimas do seu time