O Palmeiras nem teve tempo de respirar, sofrendo dois gols antes dos 15 min de partida

O Palmeiras nem teve tempo de respirar, sofrendo dois gols antes dos 15 min de partida

Do UOL, em São Paulo

O Palmeiras sofreu neste domingo uma derrota daquelas que incomodarão o torcedor por muito tempo. Jogando no Estádio Serra Dourada pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time do técnico Dorival Júnior perdeu por 6 a 0, sofrendo quatro gols ainda no primeiro tempo. O resultado colocou a equipe paulista na lanterna da competição, com 22 pontos.

O Goiás, por sua vez, fez sua parte e somou mais três pontos, chegando a 30 no Brasileiro. Assim, distanciou-se da zona de rebaixamento e pode começar a almejar uma proximidade com o G-4.

As fases do jogo: O Palmeiras nem teve tempo de respirar, sofrendo dois gols antes dos 15 min de partida. Primeiro, aos 6 min, em passe que Ramon recebeu na área e tocou no canto. Depois, aos 11 min, em troca de passes que terminou na conclusão – de pé direito – de Esquerdinha.

O time paulista acusou o golpe, e a defesa não deixou qualquer esperança no torcedor. Aos 26 min, Victor Luís errou a saída de bola pela esquerda e entregou nos pés de Erik Lima. Enquanto a zaga parava para a disparada, o jovem atacante do Goiás avançou e entrou na área para bater. Indefeso, Deola nada pôde fazer.

Pensa que acabou? O Goiás não precisava nem se esforçar para marcar os gols. Aos 36 min, Lúcio afastou mal a bola e mandou a bola para trás. Deola defendeu e a arbitragem marcou o recuo. Na cobrança de falta, David mandou no ângulo e tirou ainda mais esperanças dos palmeirenses.

No intervalo, Dorival Júnior tentou o que podia e promoveu três mudanças na equipe. Saíram Josimar, Juninho e Cristaldo, entrando Bruno César, Bernardo e Henrique. Exposto, o Palmeiras levou o quinto gol aos 3 min da segunda etapa, em rebote de Deola que Thiago Mendes chutou de primeira.

A partir daí, não sobrou muito para o Goiás fazer em campo. O Palmeiras tentou criar, principalmente com Bernardo e Henrique, mas parou sempre em Renan. O Goiás certamente estava safisfeito com o resultado, e ainda fez o sexto gol com Wellinton Júnior aos 44 min. Detalhe: o Palmeiras ainda terminou o jogo com Victorino contundido e Allione expulso.

O melhor: Renan – Dá para um time que venceu por 6 a 0 ter o goleiro como destaque? No Goiás, dá. Quando o placar já estava construído, o Palmeiras aproveitou a acomodação esmeraldina e buscou chances de gol. O goleiro fez sua parte e defendeu com segurança sempre que foi exigido.

O pior: Victor Luís – Errou feio demais no terceiro gol, e não mostrou qualquer redenção ao longo da partida. Lúcio também comprometeu, mas ao menos se redimiu no segundo tempo.

A chave do jogo: A Inteligência do Goiás – Até o jogo deste domingo, o Palmeiras havia levado seis gols nos 15 primeiros minutos dos jogos do Campeonato Brasileiro, liderando este amargo quesito. O Goiás (que havia levado cinco e era o vice-líder) aproveitou a fragilidade emocional do rival e construiu o placar sem esforço.

Toque dos técnicos: Reagir era quase impossível, é verdade, mas as três trocas que Dorival Júnior promoveu no intervalo viraram um problema quando Victorino sentiu a coxa. O time melhorou com Bernardo e Henrique, mas muito em virtude do ritmo mais lento do Goiás. Ponto para Ricardo Drubscky, que soube colocar em campo um time muito ligado.

Para lembrar: Até este domingo, a maior vitória do Goiás sobre o Palmeiras havia sido em 2004. Na ocasião, o time goiano foi a São Paulo e venceu por 3 a 0, com gols de Leandro Azevedo, Paulo Baier e Somália. O Palmeiras terminou aquele Campeonato Brasileiro em quarto, duas posições à frente dos goianos.

Últimas do seu time