Conheça um pouco mais da ligação entre o Corinthians e São Jorge

Conheça um pouco mais da ligação entre o Corinthians e São Jorge

Hoje é aniversário de morte do São Jorge, o santo padroeiro do Corinthians. Mas por qual motivo o Timão o tem como patrono? Qual a relação entre os dois?

São Jorge foi um soldado cristão do Império Romano no século IV. Quando o imperador Diocleciano declarou perseguição aos adeptos do cristianismo, Jorge protestou e acabou sendo torturado pela insolência. Ele morreu decapitado em 23 de abril de 303, mas sua história foi contada em diversas cidades do Império Romano pelos soldados que estavam em missão. Foi assim que ele ganhou sua fama e virou São Jorge, o santo guerreiro. Essa é, em teoria, a história verdadeira, conforme é contada pela Igreja Católica.

Uma das versões que ligam o Santo ao Timão é: em 1926, o Corinthians adquiriu sua sede própria. O terreno, localizado hoje no bairro do Tatuapé, ficava exatamente no extinto Parque São Jorge. Do antigo parque só restou o nome do pequeno estádio. Mas o clube resolveu adotar o santo como parte de sua história.

Outra versão é: São Jorge era o padroeiro do Corinthians Football Club, equipe inglesa que, em visita ao Brasil, inspirou o nome do Corinthians Paulista, em 1910. Com isso os fundadores do clube brasileiro adotaram o Santo.

O Timão salvou o Santo

O Papa Paulo VI pretendia cassar todos os santos que não tivessem documentação que comprovassem sua existência ou fossem, no fim das contas, apenas lendas. O líder católico cassou vários santos mundo a fora, e São Jorge estava entre os santos que possivelmente não passavam de lendas.

Dom Evaristo, que é corintiano fanático, não gostou nada da ideia. Ele foi ao Vaticano para tentar convencer o sumo pontífice de tamanha heresia, que seria descanonizar Jorge.

Vejamos um trecho do bilhetinho que Arns escreveu ao Papa Paulo VI:

"“Santo Padre, nosso povo não está entendendo direito a questão. São Jorge é muito popular no Brasil. Sobretudo ante a imensa torcida do Corinthians, o clube de futebol mais popular de São Paulo”.

[Paulo VI] respondeu-me assim:

”Não podemos prejudicar nem a Inglaterra e nem o Corinthians” (Dom Paulo Evaristo Arns, CORINTIANO, GRAÇAS A DEUS, Ed Planeta, São Paulo, 2004, p. 99).

E desta forma São Jorge continuou santo.

 

Últimas do seu time