Novo técnico do Flamengo, o colombiano Reinaldo Rueda posa no CT Ninho do Urubu

Novo técnico do Flamengo, o colombiano Reinaldo Rueda posa no CT Ninho do Urubu

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Reinaldo Rueda assinou contrato com o Flamengo para um projeto longo. O vínculo vai até dezembro de 2018 e o técnico trouxe os escudeiros Bernardo Redín (auxiliar técnico) e Carlos Eduardo Velasco (preparador físico) para ajudá-lo na missão de transformar o Rubro-negro. A diretoria confia nisso e promete ter paciência com a adaptação do colombiano ao futebol brasileiro. É inegável, no entanto, que alguns desafios exigem pressa do atual treinador campeão da Copa Libertadores.

O Flamengo se perdeu na temporada e deixou o G-6 do Campeonato Brasileiro. A briga pelo título se tornou improvável, mas se posicionar entre os que disputarão a principal competição do continente no próximo ano é praticamente obrigação. Em paralelo, o time está nas semifinais da Copa do Brasil, nas oitavas da Copa Sul-Americana e ainda nas quartas da já esquecida Primeira Liga.

O UOL Esporte reuniu cinco pontos fundamentais que Reinaldo Rueda precisará resolver de forma imediata para que o longo projeto não sofra abalos significativos logo no início. O comandante se mostrou motivado para o desafio.

"Vamos jogar com o DNA do Flamengo. A formação pode variar, mas no futebol falar é muito fácil. Temos a dificuldade de assumir um projeto que já está iniciado. Tinha ofertas de vários países, até na Colômbia. Não aceitei, pois a experiência mostra que é muito difícil. Mas penso que uma oportunidade como essa, do Flamengo, não é todo dia. Assumimos com o conhecimento de que temos metas imediatas, de médio prazo e apostamos no êxito", afirmou.

Problemas na criação e gols perdidos

O Flamengo conta com jogadores de categoria rara no time titular. Diego e Everton Ribeiro são os responsáveis pela criação, mas estão nitidamente isolados em campo há algum tempo. Falta aproximação na equipe rubro-negra para que as jogadas saiam e se transformem em oportunidades concretas de gol. O Rubro-negro atual depende bastante de bolas paradas e dos cruzamentos para levar perigo aos adversários.

Não é o ideal em um clube com tamanho investimento e que conta com jogadores de qualidade para auxiliar os responsáveis pelo nascimento das jogadas. Guerrero, Everton, Geuvânio e Berrío são alguns deles. O problema é que quando as chances são criadas, o Flamengo tem desperdiçado com frequência. Encontrar o equilíbrio para que o time crie e arremate com sucesso é um dos principais desafios de Reinaldo Rueda.

Definição dos volantes titulares

A insatisfação de boa parte da torcida do Flamengo com Márcio Araújo coloca em situação desconfortável o setor de meio de campo. O camisa 8 tem sido titular absoluto sob o comando dos treinadores que passam pela Gávea, mas vive o momento de maior contestação entre os rubro-negros. Definir a dupla de volantes é quase que obrigação para Rueda ter tranquilidade.

O comandante já se mostrou um admirador do compatriota Cuéllar, o que leva a crer que ele terá mais oportunidades. Continuar com Márcio Araújo ou promover testes com Romulo, Willian Arão e até Ronaldo trata-se de uma escolha inadiável. No momento, não é exagero dizer que para muitos flamenguistas tal decisão é mais importante até do que saber contra quem o Rubro-negro entrará em campo no próximo jogo.

Recuperação dos contestados

Márcio Araújo é só um dos contestados no elenco rubro-negro. A lista tem jogadores como o goleiro Muralha, o zagueiro Rafael Vaz e o meia-atacante Gabriel. Nomes que entraram em rota de colisão com a torcida e quase não têm mais clima para atuar pelo Flamengo. Dar ânimo ao grupo, principalmente aos atletas perseguidos, será primordial no trabalho de Rueda.

Na entrevista coletiva de apresentação, o técnico se mostrou satisfeito com o que viu do grupo. Disse que o elenco não gosta de perder e demonstra uma disposição importante para trabalhar. É nesse ritmo que ele espera conquistar os jogadores. O primeiro contato foi positivo. As barreiras do idioma e metodologia serão derrubadas no dia a dia.

A defesa que virou uma "peneira"

Ponto forte do Flamengo por bastante tempo, o setor defensivo se transformou em uma "peneira" em pouco mais de um mês. Foram 17 gols sofridos em 11 jogos disputados. A queda de rendimento é flagrante. Existe insegurança dos zagueiros. Até o capitão Réver se perdeu nos últimos compromissos e colecionou falhas.

A cobertura dos laterais também deixou a desejar nas partidas recentes, enquanto os volantes não deram a proteção necessária. Reinaldo Rueda precisa equilibrar os setores para resolver o problema da defesa. Caso contrário, será difícil conseguir resultados no Flamengo.

Trazer a Nação Rubro-Negra de volta

Desmotivada com o time, mas confiante em Reinaldo Rueda. É assim que a maior parte da torcida do Flamengo se sente com a fase do clube em 2017. Com respaldo, o técnico espera ter sucesso para trazer os torcedores de volta. A conhecida Nação Rubro-Negra será fundamental para tentar salvar o ano com possíveis conquistas e deixar o terreno preparado para o projeto em 2018.

"A nossa gratidão aos torcedores pela recepção e por essa vontade de nos ter aqui como corpo técnico. Isso me dá muito orgulho. É algo histórico. Acho que tem 36 anos que o Flamengo não tinha um treinador estrangeiro. Espero retribuir a confiança da torcida, que nos respaldou desde a chegada", encerrou Rueda.

Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

Últimas do seu time