A cobrança do torcedor francês ao lado da tribuna de Neymar era por conta da viagem ao Brasil dias antes

A cobrança do torcedor francês ao lado da tribuna de Neymar era por conta da viagem ao Brasil dias antes

João Henrique Marques
Do UOL, em Paris (FRA)

No espaço reservado para os convidados de Neymar no Parque dos Príncipes, torcedores se aproximam. "Avisa para ele que aqui é coisa séria, que não venha com brincadeiras e que respeite o PSG", diz o primeiro a perceber que o local era a área VIP dos convidados do camisa 10. A cena presenciada pelo UOL Esporte na vitória por 3 a 1 contra o Caen, dia 20 de dezembro, dá o tom do clima pesado que ainda ronda o jogador no estádio. As vaias na quarta-feira pioraram o cenário.

A cobrança do torcedor francês ao lado da tribuna de Neymar era por conta da viagem ao Brasil dias antes – jogador cuidou de problemas pessoais com autorização do clube. Mas também ainda é reflexo do atrito com Edinson Cavani, o maior ídolo da torcida do PSG.

No Parque dos Príncipes, Neymar tem o nome mais gritado no anúncio da escalação e sempre ouve um tradicional "oh" de torcedores maravilhados a cada drible ou ação diferenciada. O único ponto conflitante é mesmo a preferência por Cavani.

O uruguaio tem o rosto estampado na maior bandeira da torcida organizada no estádio. Qualquer movimento dentro de campo, mesmo que sendo uma falha, gera aplausos. Naturalmente, a cada pênalti, o grito "Cavani, Cavani" está presente.

"O que vaiamos foi o gesto de Neymar de não deixar o Cavani bater o pênalti. E não ele em si. Não há motivos para nos posicionarmos contra ele", comentou à reportagem um torcedor organizado do PSG.

No PSG, Neymar ouviu dos jogadores brasileiros com experiência no clube que a cobrança da torcida organizada é pesada. Marquinhos contou episódio de ter o carro chutado e a família ameaçada após retornar de Barcelona com a derrota de 6 a 1 pela Liga dos Campeões do ano passado. Já o capitão Thiago Silva também comentou se reunir com torcedores para ouvir exigências de comprometimento.

Em Paris, a torcida organizada do clube não tem fama de perturbar jogadores constantemente. E os maiores gestos de apoio demonstrados foram as festas de embarque e desembarque do time à Marselha antes do clássico contra Olympique de Marseille, em outubro do ano passado.

O clássico francês é considerado sagrado para a organizada. No jogo em questão, Neymar fez um gol, mas foi expulso quando o time perdia por 2 a 1 nos minutos finais. Para "piorar" no último lance da partida, Cavani foi quem salvou o time com um gol de falta.

Foto: Shaun Botterill/Getty Images (Retirada do Portal UOL)

Últimas do seu time