O discurso de Unai Emery foi considerado fraco entre os brasileiros

O discurso de Unai Emery foi considerado fraco entre os brasileiros

João Henrique Marques e Pedro Lopes
Do UOL, em Paris e São Paulo

O clã brasileiro no PSG está totalmente ao lado de Neymar na briga com Cavani. A avaliação geral é de que o camisa 10 merece o posto de cobrador oficial de pênaltis. O assunto vinha sendo evitado entre o grupo, que estava à espera de uma decisão ou intervenção do treinador Unai Emery, mas a falta de posicionamento do comandante já incomoda os brasileiros.

O UOL Esporte apurou que o descontentamento com a omissão do treinador não é tão recente: começou no segundo dos quatro pênaltis cobrados por Cavani – na vitória por 3 a 0 contra o Saint-Étienne dia 25 de agosto.

Na época, a avaliação dos jogadores brasileiros foi a de que Neymar passou a ter reflexos de nervosismo em campo por conta de ter o pedido para cobrar o pênalti negado por Cavani ainda no primeiro tempo, em um momento no qual o camisa 10 busca afirmação no novo clube.

Segundo pessoas próximas a Neymar e a outros jogadores brasileiros do PSG, a frase de Unai Emery na semana passada ao dizer que "não vê problema em Cavani cobrar o primeiro pênalti do jogo, e Neymar o segundo" foi encarada como vaga e deu abertura para um cenário de guerra interna. Assim, na vitória de domingo por 2 a 0 contra o Lyon, cenas como a de Daniel Alves não deixando Cavani pegar a bola para cobrar uma falta e a de Neymar pedindo para cobrar um novo pênalti são colocadas na conta do treinador.

O discurso de Unai Emery foi considerado fraco entre os brasileiros – uma pessoa próxima a um dos principais jogadores do PSG diz que, na avaliação de líderes do elenco, uma simples intervenção teria evitado que a situação chegasse à imprensa e criasse o mal-estar instaurado em Paris. A declaração após o jogo contra o Lyon foi melhor recebida, mas não solucionou o problema. "Eu disse para eles combinarem entre eles. Acredito que os dois são capazes de cobrar e vamos fazer com que os dois sejam cobradores de pênaltis. Se eles não chegarem em um acordo entre eles, vou intervir", disse.

Reunião marcada para apaziguar ânimos

o PSG, os jogadores já foram avisados de uma reunião com Unai Emery e dirigentes do clube nesta quarta-feira. A pauta é uma decisão de ordem de cobradores de pênalti e o fim da briga entre Neymar e Cavani. O clima entre os dois no clube é considerado pesado, mas quem convive com os astros descarta que qualquer um dos dois faça movimentos para deixar o clube nesse momento.

A expectativa entre os brasileiros é de que Neymar em um primeiro momento seja colocado em um rodízio com Cavani nas cobranças de pênalti. Assim, o posto de cobrador oficial seria oficializado nos duelos decisivos do time no segundo semestre.

O discurso de defesa para tal é de que Neymar é líder técnico do time e não tem a necessidade de esperar por uma transição com Cavani em cobrança de pênaltis. O posicionamento ganhou força nos últimos dias com a adesão de nomes fortes do time como o italiano Marco Verratti e o atacante francês xodó da diretoria Kylian Mbappé.

Cavani está mais isolado na briga pelos pênaltis. No entanto, a decisão final dos brasileiros foi a de pedir paciência a Neymar para evitar indisposição com o uruguaio até que a posição do treinador Unai Emery seja tomada.

Foto: Benoit Tessier/Reuters (retirada do Portal UOL)

Últimas do seu time