Hexacampeão brasileiro de kart vai disputar uma vaga nos Estados Unidos. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Hexacampeão brasileiro de kart vai disputar uma vaga nos Estados Unidos. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

O carioca Olin Galli, hexacampeão brasileiro de kart, venceu neste sábado (26) no Kartódromo Internacioanal de Aldeia da Serra, na Grande São Paulo, a eliminatória brasileira do shootout do Mazda Road to Indy, evento que acontece em dezembro e reunirá representantes de mais de 20 países.

O ganhador será premiado com 200 mil dólares, quantia para uma temporada completa na USF2000 em 2018.

Organizada pelo coach internacional de pilotos Paulo Carcasci, um dos maiores ícones do kartismo brasileiro em todos os tempos, a disputa em Aldeia da Serra reuniu 18 pilotos e aconteceu em conjunto com a sexta etapa da Copa São Paulo Light para pilotos da categoria Graduados, entre 15 e 24 anos.

O piloto Olin Galli, de 21 anos, falou com exclusividade ao Bella Macchina, canal de automobilismo do Portal Terceiro Tempo logo após sua conquista, que aconteceu com a somatória de duas baterias realizadas no período da tarde. Galli venceu a primeira e ficou em quarto na segunda, superando Marcel Coletta, seu principal adversário na disputa, que ficou em terceiro na corrida 1 e em quinto na 2. O irmão de Marcel, Murillo Coletta, foi o vencedor da segunda bateria.

PRIMEIRA BATERIA

"A primeira corrida eu larguei em terceiro, foi uma briga intensa com o Marcel Coletta, palmo a palmo, eu consegui fazer uma ultrapassagem muito boa e ele acabou caindo para terceiro, e o André (Nicastro) acabou subindo para segundo, mas ele não concorria à vaga (por conta da idade), então foi praticamente perfeita a ultrapassagem, porque eu consegui a vitória com ele (Marcel Coletta) em terceiro, então eu abri uma pequena vantagem para a segunda bateria para a somatória de pontos para a vitória na etapa."

Olin Galli, André Nicastro e Marcel Coletta durante a primeira bateria. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

SEGUNDA BATERIA

"Na segunda bateria, com grid invertido, larguei em quinto, consegui neutralizar um pouco o Marcel porque eu senti que ele, claro, queria a vaga, queria ganhar, mas eu consegui ultrapassá-lo faltando duas voltas. Segurei bem ele para não ter risco de acidente e ainda consegui chegar à frente dele, o que eu nem precisava, em quarto, que não é uma posição boa, eu provavelmente conseguiria a vitória ou um segundo lugar, mas por esse fator, da vaga ser mais importante, eu consegui administrar, calcular bem para a vitória."

Na prova derradeira, Galli (#1) administrou para ficar com a vitória na somatória das baterias. A vitória da prova foi de Murilo Coletta (#77). Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

EXPERIÊNCIA NOS ESTADOS UNIDOS

"Eu já corri de kart lá (EUA), fui até campeão do Florida Winter Tour, já andei no SKUSA, que é o maior campeonato norte-americano, equivalente ao Brasileiro de Kart, e de carro eu já andei lá de USF2000, e apesar da pouca quilometragem de carro lá fora acredito que se tiver cabeça e tudo correr certinho eu vou conseguir um bom resultado."

EUA MAIS FAVORÁVEL QUE A EUROPA

"Hoje em dia os Estados Unidos é mais viável para os pilotos, porque na Europa é preciso muita grana e a situação do nosso país é muito difícil, difícil ter uma empresa que banque alguém na Fórmula 1, então, o caminho da Indy é mais fácil, não é que seja tão fácil, mas você tem portas mais abertas, como por exemplo se eu ganhar o Mazda Road to Indy para fazer a temporada do ano que vem seria ótimo, na melhor das hipóteses se eu ganhar a temporada de 2018 eu vou subindo, então degrau a degrau é viável você chegar lá e acelerar, e a gente tem que ser realista em relação à F1, que é muito difícil, eu tenho consciência disso. O Matheus Leist, por exemplo, está indo super bem (Indy Lights), pode até ir para a Fórmuala Indy no ano que vem e não vai fazer feio, eu já corri com ele, é um piloto super técnico, muito bom, o Victor Franzoni também, ele está na base ainda, e vai bem."

PALPITE PARA O MUNDIAL DE FÓRMULA 1

"Eu sou fã do Hamilton, mas acho que o Vettel leva, pela característica do carro. A Ferrari é muito boa de curva, é equilibrada, a Mercedes tem um motor mais forte, mas acho que o Vettel vai ser campeão."

Piloto falou com exclusividade para o Bella Macchina do Portal Terceiro Tempo. Foto: Fernanda Gonçalves/fgcom

 

O campeão Olin Galli e Paulo Carcasci, organizador da eliminatória brasileira do Mazda Road do Indy. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

RESULTADOS DAS DUAS BATERIAS - CATEGORIA GRADUADOS - KARTÓDROMO INTERNACIONAL DE ALDEIA DA SERRA-SP (SEIS PRIMEIROS COLOCADOS)

Corrida 1
1 #1 Olin Galli 15 voltas em 11min16s341
2 #28 André Nicastro 
3 #177 Marcel Coletta 
4 #818 Arthur Leist
5 #77 Murilo Coletta Graduados
6 #61 Allan Croce

Corrida 2
1 #77 Murilo Coletta 16 voltas em 12min06s281 
2 #28 André Nicastro
3 #70 Vinicius Ponce 
4 #1 Olin Galli
5 #177 Marcel Coletta 
6 #218 Vinicius Papareli 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPOCLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

Últimas do seu time