O projeto visa evitar uma situação ruim como o que aconteceu com os Jogos de Inverno de 2022

O projeto visa evitar uma situação ruim como o que aconteceu com os Jogos de Inverno de 2022

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu nesta segunda-feira que vai mudar o processo de escolha das cidades-sede dos Jogos Olímpicos. O objetivo da entidade é diminuir o número de pré-requisitos e baratear a organização por parte dos países interessados.

A votação aconteceu nesta segunda-feira no congresso da entidade, em Mônaco, e o projeto foi aprovado com unanimidade. Entre as mudanças, a principal é a autorização de campanhas conjuntas e a permissão de eventos em outros municípios ou até mesmo fora do país por uma questão de sustentabilidade. Uma espécie de "aluguel" de eventos. A partir de agora também serão permitidas candidaturas conjuntas entre dos países.

"Essas mudanças fazem contemplar diferentes cidades e países que acolhem os Jogos. Nós queremos ser os líderes da mudança no esporte, não o objeto", afirmou o australiano John Coates, vice-presidentes do COI.

Outra alteração visa atingir países que desistiram de apresentar propostas devido ao alto custo. Assim, o COI quer que potenciais candidatos discutam planos com a entidade antes de apresentarem propostas.

O projeto visa evitar uma situação ruim como o que aconteceu com os Jogos de Inverno de 2022. Quatro dos seis candidatos desistiram no meio da corrida devido a preocupações financeiras.

Propostas de mudança de regras nas Olimpíadas

Inclusão de modalidades

Dar às sedes mais autonomia para incluir esportes nos Jogos, permitindo que elas escolham uma ou mais modalidades para entrar no programa olímpico.

Menos exigências

Diminuir a extensa lista de exigências às cidades que são candidatas a receber a Olimpíada

Candidaturas mais baratas

Mudança no formato de apresentação das candidaturas para reduzir custos. COI assumirá gastos com inspeções de seus delegados aos países candidatos

Disputas fora da cidade

Permitir que algumas modalidades sejam disputadas em outras cidades (ou até mesmo países) além da sede oficial dos Jogos

Instalações existentes

Privilegiar as candidaturas que utilizem as instalações já existentes nas cidades, diminuindo assim os custos dos Jogos

Jogos sustentáveis

Sustentabilidade passará a fazer parte do dia a dia das operações do COI, com preocupações sociais, ambientais e econômicas

Sem discriminações

Incluir a não discriminação da orientação sexual nos princípios fundamentais do olimpismo

TV do COI

Lançar um canal de televisão do COI para promover esportes e atletas durante todo o ano

Foto: UOL

Últimas do seu time