Laffite conduziu o modelo JS5 com motor V12 da Matra ao topo do pódio na Suécia

Laffite conduziu o modelo JS5 com motor V12 da Matra ao topo do pódio na Suécia

A equipe Bleu de France, a Ligier, há exatos 40 anos conquistava a primeira de suas nove vitórias na Fórmula 1, no GP da Suécia, disputado no circuito de Anderstop.

E o piloto que levou o time do francês Guy Ligier ao topo do pódio foi seu compatriota, Jacques Laffite, que havia largado na oitava colocação.

A Ligier disputava sua segunda temporada na F1. O time francês competia com um único carro (configuração que durou entre 1976 e 1978), anos em que foi empurrado pelo V12 da Matra.

A estreia aconteceu no GP do Brasil de 1976, com o chamativo modelo JS5 #26 dotado de uma enorme tomada de ar, que logo recebeu a alcunha da "Bule de Chá". Na verdade o "anti apêndice" aerodinâmico tinha um objetivo claro: evidenciar o patrocinador principal, a marca de cigarros Gitanes, com sua cigana estampada de forma gigante.

A PRIMEIRA VITÓRIA DA LIGIER

O GP da Suécia era o oitavo da temporada, e a Ligier ainda não havia pontuado em 1977, o que de certa forma era surpreendente após um bom ano de estreia, quando Laffite havia conseguido um segundo lugar na Áustria dois terceiros lugares (Bélgica e Itália) e dois quartos lugares (EUA/Oeste e Suécia). Além dos bons resultados nas corridas, o time francês também havia feito sua primeira pole, no GP da Itália, em Monza.

Então, na Suécia, não havia grande expectativa, após Laffite alinhar a JS7 na quarta fila, em oitavo.

Para piorar a situação, Laffite perdeu posições no começo da prova (chegou a andar em 11º), mas foi gradativamente escalando o pelotão para superar a McLaren de James Hunt e estabelecer-se em segundo lugar, posição mais que honrosa por toda a dinâmica do que fora o fim de semana até então.

Porém, naquele 19 de junho de 1977 os deuses das pistas pareciam estar vestindo mantos azuis. A Lotus de Mario Andretti começou a perder rendimento, fruto de uma pane seca. O norte-americano ainda conseguiu levar seu carro preto e dourado aos boxes, mas Laffite assumiu a ponta para conduzir a equipe francesa ao seu primeiro triunfo na Fórmula 1.

Ao lado de Jacques Laffite no pódio, o alemão Jochen Massa (McLaren-Ford, em segundo) e o argentino Carlos Reutemann, com Ferrari, em terceiro. 

Foto: Divulgação

ABAIXO, A LARGADA E ALGUNS MOMENTOS DO GP DA SUÉCIA DE 1977, QUE MARCOU A PRIMEIRA VITÓRIA DA LIGIER NA F1




 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE. ENTREVISTAS COM PILOTOS E O PROGRAMA "NOTAS DO CARSUGHI", COM O MESTRE AO LADO DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI FALANDO SOBRE F1, MOTOGP, STOCK CAR WEC, F-E, INDY E MUITO MAIS

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time