Depois de pódio no GP do Japão, brasileiro foi confirmado para sua última temporada pelo time de Maranello. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Depois de pódio no GP do Japão, brasileiro foi confirmado para sua última temporada pelo time de Maranello. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Há exatamente cinco anos, durante o primeiro treino livre para o GP da Coreia do Sul de Fórmula 1, a Ferrari anunciava a renovação de contrato de Felipe Massa para a temporada de 2013, que foi justamente sua última pela equipe de Maranello, pela qual competia regularmente desde 2006.

O ano de 2012 não estava sendo bom para Massa, que amargava posições intermediárias enquanto Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, disputou aguerridamente o título com Sebastian Vettel, e terminou como vice-campeão, apenas três pontos atrás do alemão, então na Red Bull.

Porém, a prova anterior a da Coreia do Sul, no Japão, parece que foi decisiva para que a cúpula ferrarista apostasse em mais uma temporada do brasileiro a bordo do carro escarlate. Em Suzuka, Massa fez sua melhor corrida no ano, terminando em segundo após ter largado em 11º. Vettel foi o vencedor. Foi o primeiro pódio de Massa em 2012, que voltou a fazer um top-3 no encerramento do campeonato, o GP do Brasil, quando terminou em terceiro lugar.

RETROSPECTO DE MASSA NA FERRARI

Com a saída de Barrichello para a Honda, Massa assumiu o cockpit da Ferrari a partir de 2006, tendo sua melhor temporada em 2008, quando terminou o ano em segundo lugar, um ponto atrás do inglês Lewis Hamilton, da McLaren.

Em 2009 sofreu seu mais grave acidente, durante o treino de classifcação para o GP da Hungria, em Hungaroring, quando uma mola da suspensão traseira da Brawn-Mercedes de Rubens Barrichello se desprendeu e atingiu sua cabeça com grande impacto. 

Ele ficou o restante da temporada recuperando-se e somente reassumiu o cockpit do carro escarlate no ano seguinte, no GP do Bahrein, na abertura do Mundial, ocasião em que terminou em segundo lugar. Desde então, não voltou mais a vencer na F1.

Durante boa parte de 2012, diversos nomes foram cogitados para ocupar o lugar de Massa na Ferrari, mais notadamente Nico Hulkenberg e Paul di Resta . Antes, Sergio Pérez, que depois assinou com a McLaren, era um dos favoritos para a vaga do brasileiro.

Em 2012, Massa terminou a temporada em sétimo lugar, com 122 pontos. Vettel, o campeão, fechou o ano com 281, enquanto Alonso, o vice, terminou com 278.

Em 2013, em seu último ano pela Ferrari, Massa voltou a ser superado por Alonso. O brasileiro ficou em oitavo e o espanhol repetiu o vice-campeonato, novamente atrás de Vettel.

DEPOIS DA FERRARI...

Desde 2014, Felipe Massa é titular da Williams. Pelo time inglês, seus melhores resultados foram quatro terceiros lugares, Itália e Brasil em 2014 e Áustria e Itália em 2015.

No final de 2016 anunciou que deixaria a F1, mas a saída de Valtteri Bottas para a Mercedes fez a Williams convidar Massa para mais uma temporada, quando já era dada como certa a transferência de Felipe para a F-E.

No atual momento, a presença de Felipe na Williams é incerta para 2018. O canadense Lance Stroll, seu atual companheiro de equipe, que está a dois pontos do brasileiro no campeonato, está garantido. A outra vaga ainda não foi definida, e está entre Massa, Robert Kubica e Paul Di Resta.

Em 16 de outubro de 2012, o anúncio da renovação de contrado do brasileiro Felipe Massa com a Ferrari para a temporada de 2013. "Massa permanece na Ferrari", dizia o título. Reprodução/Ferrari

 

Felipe Massa durante o GP da Coreia do Sul de 2012, quando foi anunciada a renovação de seu contrato com a Ferrari. Atrás do brasileiro, a Lotus de Kimi Raikkonen, atualmente piloto da Ferrari. Foto: UOL

 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SEO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE. ENTREVISTAS COM PILOTOS E O PROGRAMA "NOTAS DO CARSUGHI", COM O MESTRE AO LADO DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI FALANDO SOBRE F1, MOTOGP, STOCK CAR WEC, F-E, INDY E MUITO MAIS

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time