Jackie Stewart foi o campeão daquele ano. Emerson Fittipaldi estava na F3 Inglesa

Jackie Stewart foi o campeão daquele ano. Emerson Fittipaldi estava na F3 Inglesa

O brasileiro Felipe Nasr, que nas duas últimas temporadas competiu pela Sauber na F1, corre contra o tempo em busca de patrocinadores que lhe asseguram um lugar no grid da categoria. Há uma vaga na própria Sauber e duas na Manor. Os outros postulantes às três vagas hoje aparecem com maiores chances que o brasiliense, casos de Pascal Wehrlein, Esteban Gutiérrez e Rio Haryanto.

Wehrlein, piloto de testes da Mercedes, talvez consiga um passo que não imaginava, correr pela Mercedes na vaga aberta com o surpreendente anúncio de aposentadoria de Nico Rosberg nesta sexta-feira (2).

PELO MENOS UM BRASILEIRO DESDE 1970

Desde 1970, pelo menos um piloto brasileiro alinhou no grid da F1, ano de estreia de Emerson Fittipaldi na categoria, criada em 1950.

Emerson, aliás, não disputou a temporada completa de 1970. Então aos 23 anos, estreou na sétima etapa, o GP da Grã-Bretanha, em Brands-Hatch, terminando em oitavo lugar, a bordo da Lotus-Ford, e venceu a penúltima corrida daquele ano, o GP dos Estados Unidos, em Watkins Glen.

1950 a 1969

Antes de Emerson Fittipaldi, outros dois pilotos nascidos no Brasil competiram na F1: Chico Landi (falecido em 1989), que disputou seis GPs m quatro temporadas (1951, 1952, 1953 e 1956). Seu melhor resultado foi o quarto lugar no GP da Argentina, com Maserati 250F. O paulistano Fritz d´Orey, hoje com 78 anos,  disputou três GPs em 1959, todos com Maserati 250F, obtendo como melhor resultado o décimo lugar no GP da França.

UM ÍTALO-BRASILEIRO E UM FRANCO-BRASILEIRO

O ítalo-brasileiro Gino Bianco, nascido em Turim e imigrando para o Brasil ainda criança, competiu em quatro provas em 1952. Seu melhor resultado foi o 18º lugar no GP da Grã-Bretanha (Silverstone). Bianco morreu em 1985.

O franco-brasileiro Nano da Silva Ramos, natural de Paris, hoje com 90 anos, é filho de uma francesa e um brasileiro. Ele disputou sete GPs, entre 1955 e 1956. Conseguiu pontuar no GP de Mônaco de 1956, com Gordini.

1969, A ÚLTIMA TEMPORADA DA F1 SEM NENNUM BRASILEIRO

O ano de 1969 foi o último em que nenhum piloto brasileiro competiu. Nquele ano, Emerson Fittipaldi competia pela Lotus na F3 Inglesa, e sagrou-se campeão da categoria, com o modelo 59.

Emerson Fittipaldi estava na F3 Inglesa em 1969, competindo com a Lotus 59. Ele foi o campeão da categoria naquele ano. Foto: Divulgação

O escocês Jackie Stewart (Matra) ganhou seu primeiro título na F1 com tranquilidade, derrotando o belga Jacky Ickx (Brabham-Ford). Stewart somou 63 pontos contra 37 de Ickx.

Stewart, que havia estreado na F1 em 1965, competia em  1969 pelo time capitaneado por Ken Tyrrell, que no ano seguinte fundou sua própria equipe.

Stewart venceu seis das 11 etapas (África do Sul, Espanha, Holanda, França, Inglaterra e Itália) contra duas de Ickx (Alemanha e Canadá).

Outros três pilotos venceram, uma corrida cada. Graham Hill, sempre extraordinário em Mônaco, ganhou nas ruas do Principado com Lotus-Ford. Nas duas últimas provas de 1969 as vitórias foram de Jochen Hindt (Lotus-Ford) e Denny Hulme (McLaren-Ford).

Contando com os pontos do francês Jean Pierre Beltoise, a Matra acabou ganhando o Mundial de Construtores, seguida por Brabham, Lotus, McLaren, Ferrari e BRM.

OS VENCEDORES DAS PROVAS NA TEMPORADA DE 1969 DA F1:

GP da África do Sul (Kyalami) - Jackie Stewart (Matra-Ford)
GP da Espanha (Montjuic) - Jackie Stewart (Matra-Ford)
GP de Mônaco (Monte Carlo) - Graham Hill (Lotus-Ford)
GP da Holanda (Zandvoort) - Jackie Stewart (Matra-Ford)
GP da França (Clermont Ferrand) - Jackie Stewart (Matra-Ford)
GP da Inglaterra (Silverstone) - Jackie Stewart (Matra-Ford)
GP da Alemanha (Nurburgring) - Jacky Ickx (Brabham-Ford)
GP da Itália (Monza) - Jackie Stewart (Matra-Ford)
GP do Canadá (Mosport) - Jacky Ickx (Brabham-Ford)
GP dos Estados Unidos (Watikins Glen) - Jochen Rindt (Lotus-Ford)
GP do México (Cidade do México) - Denny Hulme (McLaren-Ford)

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time