Depois do sucesso na F1, o brasileiro competiu com êxito no automobilismo norte-americano

Depois do sucesso na F1, o brasileiro competiu com êxito no automobilismo norte-americano

Andando com o chamativo carro cor-de-rosa número 47 da equipe WIT Racing, o brasileiro Emerson Fittipaldi fez sua primeira corrida na CART, atual Fórmula Indy, no GP de Long Beach, na California, em 31 de março de 1984.

Na ocasião, terminou a prova em um animador quinto lugar, após quatro anos de sua última corrida na Fórmula 1, em 1980 (com Fittipaldi F8-Cosworth), também em território norte-americano, em Watkins Glen.

Em sua estreia na principal categoria de monopostos dos Estados Unidos, mesmo guiando por uma equipe pequena, Emerson fez uma prova bastante consistente com o March 84C-Cosworth.

A corrida foi vencida por Mario Andretti, seguido por Geoff Brabham e Tom Sneva, todos norte-americanos.

A experiência adquirida nas nove etapas disputadas em 1984, somada ao seu bom desempenho, garantiu um contrato melhor para a temporada seguinte, quando assinou com a Patrick, onde obteve sua primeira vitória, no oval de Michigan.

Bicampeão na F1 (1972 e 1974), com 144 GPs (14 vitórias e seis poles), Emerson teve uma carreira ainda mais longa na CART/Indy, disputando 195 GPs, com 22 vitórias e 17 poles. Foi campeão em 1989 pela equipe Patrick e venceu as 500 Milhas de Indianápolis em duas oportunidades: 1989 (com a Patrick) e 1993 (com a Penske).

Em 1996, no mesmo oval de Michigan, onde havia triunfado pela primeira vez na categoria, sofreu um gravíssimo acidente que o fez abandonar profissionalmente o automobilismo.

Em 2005 participou de algumas provas da GP Masters, categoria que reunia pilotos veteranos, entre eles Nigel Mansell, Ricardo Patrese, René Arnoux, Andréa de Cesaris, Jacques Laffitte, Derek Warwick e Alan Jones,

Em 2008 formou dupla com seu irmão Wilsinho na GT3 brasileira, pilotando um Porsche.

Em 2012, 2013 e 2014 foi o responsável por trazer três etapas do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) para o Brasil, anos em que foram disputadas as 6 Horas de São Paulo, em Interlagos.

Em 30 de novembro de 2014, aos 67 anos, Emerson Fittipaldi voltou a guiar em uma competição válida por um campeonato organizado pela FIA, justamente nas 6 Horas de São Paulo, prova do Mundial de Endurance, em Interlagos.

Ele foi um dos três pilotos da equipe oficial da Ferrari, a AF Corse, pela categoria LMGTE AM, ao lado do italiano Alessandro Pier Guidi e do norte-americano Jeffrey Segal. O modelo utilizado foi a F458 Itália. O carro apresentou um problema de câmbio e o trio terminou em penúltimo lugar em sua categoria.

Abaixo, momentos finais do GP de Long Beach de 1984, que marcou a estreia de Emerson Fititpaldi na CART. O brasileiro terminou em 5º e a vitória foi de Mario Andretti. No final do vídeo, Emerson Fittipaldi aparece sendo entrevistado

Últimas do seu time