Hoje quis fazer uma homenagem na minha coluna no site Terceiro Tempo. O homenageado é Amílcar Barbuy Filho.

Hoje quis fazer uma homenagem na minha coluna no site Terceiro Tempo. O homenageado é Amílcar Barbuy Filho.

Hoje quis fazer uma homenagem na minha coluna no site Terceiro Tempo. O homenageado é Amílcar Barbuy Filho. Para quem conhece o futebol do passado, a primeira impressão é do expressivo centromédio (atual volante) brasileiro das décadas de 10 e 20 do século XX. Mas não, trata-se do filho dele, o entrevistado que se tornou meu amigo.
Desde quando iniciei as minhas entrevistas para o Blog Futebol de Todos os Tempos (http://www.ftt-futeboldetodosostempos.com/), meu objetivo era sempre tentar entrevistar algum nome que fez história no futebol.
Muitos baluartes conheci e entrevistei. Tive também gratas surpresas entrevistando parentes de grandes nomes, como o neto do massagista Mário Américo (nos tornamos também amigos) e os filhos de Julinho Botelho, Baltazar e Enéas Camargo. Mas quem mais me marcou foi o Sr. Amílcar Barbuy Filho.
Depois de fazer uma matéria com o Mário Américo Neto, percebi que entrevistar descendentes também era enriquecedor, principalmente quando o entrevistado tem total conhecimento do assunto. O Sr. Amílcar conheci através do documentário dos 100 anos da história do Corinthians, em que ele dá um emocionado depoimento do pai. Consegui o seu contato, marcamos a entrevista e passei maravilhosas horas ao seu lado contando histórias fabulosas do seu grande ídolo. Emotivo, por vários momentos engasgou, pois pela primeira vez dava uma entrevista completa sobre toda a carreira do grande jogador. E num país em que a memória é tão desvalorizada, guarda com grande carinho o seu maior tesouro, que é o uniforme completo que o pai vestiu no Sul-americano de 1919, sendo que a camisa ainda possui as manchas do seu suor na primeira conquista importante do futebol brasileiro.
A matéria ficou muito boa, tanto na parte escrita no Blog FTT (http://www.ftt-futeboldetodosostempos.com/2011/03/o-craque-disse-e-eu-anotei-amilcar.html) como no vídeo, que pode ser encontrado no Youtube. O Sr. Amílcar Barbuy Filho ficou muito grato, divulgando a sua entrevista para familiares e amigos. Tornamos-nos amigos, com ele também contribuindo em entrevistas no programa Jornalismo e Cidadania da allTV e 100 Anos na Radio do Corinthians.
Nesse último dia 02 de junho completou bem vividos 88 anos. Deixo aqui a minha lembrança à esse simpático senhor, que tenho a honra de chamar de amigo e ao seu pai, um dos heróis que deram o primeiro passo para o futebol brasileiro ser o que é hoje.
Vida longa com muita saúde ao Sr. Amílcar Barbuy Filho!
Imagem: @CowboySL

Você também vai gostar

Últimas do seu time