Com a Adidas praticamente descartada, o Palmeiras tem duas propostas na mesa para escolher quem será a ganhadora. A decisão não levará em conta apenas a questão financeira e, por isso, ocupa os dias do marketing alviverde.
A Topper leva vantagem no preço fixo que será pago ao clube e tenta usar o clube para avançar no mercado brasileiro. Já a Puma usa seu status de multinacional para oferecer exclusividade, tratamento de luxo e um contrato de produtividade.
Um dos aspectos que pesa é saber o potencial de distribuição dos produtos da equipe no mercado. O marketing do Palmeiras precisa ver se seus uniformes terão alcance no mercado para atender a demanda. Não adiantaria firmar um contrato que depende de royalties se as camisas não chegam às lojas, por exemplo.
O clube tem uma prévia do que as marcas imaginam para os seus próximos uniformes e traça os acordos de aprovação para o lançamento de cada modelo. Normalmente, essa produção é feita com pelo menos um ano de antecedência. Esse é um dos motivos para a necessidade de um acordo rápido, ainda que o novo contrato seja válido só em 2018.
O Palmeiras entende que suas pretensões de ser um dos maiores da América do Sul também precisam ser atendidas no fornecimento do material esportivo. O marketing analisa o que cada um dos parceiros pode oferecer para que o clube seja mais valorizado no mercado. Campanhas publicitárias, divulgações em redes sociais e internacionalização da marca são aspectos estudados.
A Puma, por exemplo, aposta em dar tratamento "premium" ao time e colocar o Alviverde com o status de marca global, ao lado do Milan, por exemplo. A empresa multinacional ainda oferece exclusividade no país durante todo o período de contrato.
A Topper propõe que o clube seja seu principal cliente e alavanque o nome da marca no país. Pesa o bom relacionamento entre o presidente da empresa, Carlos Wizard, que também investe nas escolinhas de futebol do Palmeiras.
Também pesa na análise a reação da torcida em relação ao acerto. O clube ouviu diversas reclamações recentemente por conta dos últimos uniformes produzidos pela Adidas. As redes sociais ganharam diversas campanhas contra a empresa alemã. Neste aspecto, a Puma leva ampla vantagem em cima da Topper.
Vai dar treta? D'Ale e Felipe Melo se enfrentaram 6 vezes sem grandes problemas
16/07/2019Por que Ramires demora a estrear e ainda nem treinou com bola no Palmeiras
16/07/2019Palmeiras oficializa empréstimo de Guerra ao Bahia até o fim do ano
06/07/2019Maradona, Zico e Raí no Palmeiras? Quase aconteceu na 'Era Parmalat'
02/07/2019Quase esquecido, meia dá sinais de reação e ganha apoio no Palmeiras
14/06/2019