Clube aguarda apenas uma ligação do colombiano para definir salários e selar a contratação

Clube aguarda apenas uma ligação do colombiano para definir salários e selar a contratação

O técnico colombiano Juan Carlos Osório, 53, do Atlético Nacional (COL) afirmou em entrevista coletiva nesta sexta-feira, em Medellín, que a proposta para comandar o São Paulo é tentadores. Na última quarta-feira, o treinador recebeu a diretoria são-paulina no CT do clube e em sua casa e aceitou o desafio de treinar o clube. Agora, o São Paulo aguarda uma ligação de Osório para definir salários e selar a contratação.

"É um trabalho muito grande, uma posição grande. É muito gratificante estamos analisando os detalhes, o que nos propuseram é algo muito tentador", falou Osório, na entrevista coletiva reproduzida pelo Sportv.

A diretoria do São Paulo nega, mas conversou com Osório na Colômbia na última quarta-feira. O presidente Carlos Miguel Aidar e o vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro visitaram o centro de treinamento do Atlético Nacional, almoçaram com Osório e visitaram a casa do técnico colombiano - conheceram sua família e assistiram a partidas do São Paulo com análise de Osório, que afirmou que não precisa de contratações para fazer o time render e aceitou o desafio de revelar e formar jogadores usando as categorias de base.

O interesse do São Paulo por Juan Carlos Osório foi publicado pelo UOL Esporte na última quarta-feira. Na operação montada para conversar com Osório, Aidar e Ataíde também ouviram do técnico em Medellín que a rescisão de contrato com o Atlético Nacional não é um problema. Osório afirmou que isso é problema dele e que será resolvido. Como o clube ainda joga as quartas de final da primeira fase do Campeonato Colombiano, ainda não confirmou o acordo. No sábado o Atlético Nacional joga a segunda partida e pode ser eliminado. Se seguir no torneio, poderá jogar até o dia 7 de junho, data da segunda partida da final – Osório foi campeão das duas últimas edições do torneio.

Segundo a diretoria do São Paulo, Osório rechaçou em Medellín a proposta feita pelo Cruz Azul, do México, publicada pelo Blog do PVC. A oferta era financeiramente superior e inalcançável para os são-paulinos, que relatam que o colombiano disse que, se fosse para ganhar dinheiro, teria aceitado uma proposta que recebeu dos Emirados Árabes Unidos.

Impressionou ao São Paulo o perfil de trabalho de Osório. O colombiano de 53 anos tem três diplomas de futebol: de treinador pela Associação Inglesa de Futebol, de gestão técnica pela Associação Holandesa de Futebol e pós-graduação em ciência do futebol pela Universidade de Liverpool. Acumula também cinco anos como assistente técnico no Manchester City, da Inglaterra, entre 2001 e 2006, e trabalhos como treinador nos Estados Unidos antes de chegar ao Once Caldas e, depois, ao Atlético Nacional. Tudo isso depois de ter sido jogador de futebol profissional.

A marca registrada de Juan Carlos Osório à beira do gramado, durante os jogos, é a forma inusitada de passar mensagens aos jogadores. Em vez de gritos, prefere em muitos momentos passar instruções aos atletas em bilhetes. Arranca um pedaço de papel de um caderno que leva sempre no bolso, escreve uma mensagem ou desenha uma mudança tática e dá nas mãos do jogador.

A diretoria do São Paulo não esperava encontrar cenário tão otimista na Colômbia. Por isso, tinha agendado para segunda-feira, na capital paulista, uma reunião com o técnico português José Peseiro, 55. Ele foi treinador do Al-Wahda (EAU) até fevereiro e já treinou clubes como Braga (POR), Panathinaikos (GRE) e Sporting (POR). Tem currículo muito menos vitorioso do que o do colombiano, que tem a preferência do São Paulo e é esperado para selar acordo em breve.

Foto: UOL

 

Últimas do seu time