"Falamos de preparação física, preparação técnica, departamento de futebol e a parte de marketing"

"Falamos de preparação física, preparação técnica, departamento de futebol e a parte de marketing"

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

Deivid terá a sua primeira oportunidade como técnico a partir de janeiro. Auxiliar de Vanderlei Luxemburgo e, depois, de Mano Menezes, o novo comandante do Cruzeiro buscou capacitação para exercer a função. Neste mês, ele participa do Módulo A do curso para treinadores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Antes, o ex-centroavante frequentou aulas do Business Futebol Clube, gerido por Rodrigo Molina.

Mas o que o atual treinador cruzeirense aprendeu no curso que conta com temas que variam entre o marketing esportivo e a aplicação técnica dos atletas? O administrador do curso explica, em entrevista ao UOL Esporte.

"Falamos de preparação física, preparação técnica, departamento de futebol e a parte de marketing...Ele teve aula de preparação física, de scout, de marketing, de gerência de futebol, enfim, foram 20 aulas que ele teve. Ele faz uma imersão para saber como funcionam essas áreas, quais são os predicados que o profissional precisa ter para desenvolver o seu trabalho nessas áreas", disse Rodrigo Molina.

"E o objetivo dele e o nosso também é que o profissional entenda que, quanto mais informação ele conseguir, melhor ele vai desenvolver o trabalho dele. E mesmo como técnico de futebol, que é a ambição deste nosso aluno, ele precisa entender as outras áreas, porque o técnico trabalha como manager. Ele precisa estar diretamente ligado, associado a todas as outras áreas também", acrescentou.

O comportamento de Deivid na condição de aluno foi mencionado por Rodrigo Molina. Ele revela que o atual treinador do Cruzeiro é um estudante aplicado e enaltece a sua receptividade com os demais colegas de classe e professores.

"Ele veio sem a gente saber que era ele. Deivid dos Santos é um nome, digamos, comum. Então, a gente foi alertado pela mídia em relação a isso. Quando ele chegou, na primeira aula, ele fazia ponte aérea todas as semanas, porque morava no Rio de Janeiro, as pessoas ficaram meio receosas, não sabiam como abordá-lo. Mas ele se mostrou um cara super receptivo, participava muito das aulas, interagia com os professores" comentou.

"Obviamente que muito dos professores ele já conhecia, já tinha trabalhado ou já tinha sido adversário em algum momento. Em todas as conversas que tínhamos, ele sempre falava que iria buscar bastante conteúdo, muitos cursos, porque queria trabalhar como técnico de futebol. E quanto mais informação ele conseguisse reunir, ele teria mais estrutura para desenvolver um bom trabalho. Ele sempre levava o caderno dele, estava atento às aulas, fazia anotações", concluiu.

A verdade é que, independente dos cursos realizados, Deivid assume o comando técnico do Cruzeiro avalizado por diretoria e elenco. Tanto os dirigentes quanto os atletas são fãs confessos do trabalho e da dedicação do ex-atacante.

Foto: UOL

Últimas do seu time