Marinho saiu do contra o Palmeiras machucado. Foto: Ivan Storti/Santos FC

Marinho saiu do contra o Palmeiras machucado. Foto: Ivan Storti/Santos FC

Há tempos acompanho, sempre muito desconfiado, a campanha feita pela mídia e até mesmo por alguns torcedores que tentam minimizar a importância dos Estaduais. Sim, desconfiado, porque até mesmo quem dissemina esse discurso não parece acreditar no que diz. É mais ou menos como quando a pessoa leva um fora da (o) pretendente, fala para os amigos que está pouco se importando mas, quando chega em casa, chora no banho por saudades da (o) amada (o). 

Definitivamente, não dá para encarar o Estadual como se fosse um torneio de pré-temporada, como uma Flórida Cup da vida. E isso porque você não enfrenta nesses torneios regionaissimplesmente ilustres desconhecidos do futebol de Trindade e Tobago ou os sub-20 das seleções da Oceânia, e sim os seus maiores rivais. E o torcedor quer que seu time se dê bem em clássicos quase que o mesmo tanto que quer conquistar grandes torneios. 

Um exercício simples para a reflexão é o seguinte: pergunte a alguns palmeirenses, se eles tivessem que apagar um dos títulos da temporada passada, se eles escolheriam o Paulista diante do Corinthians ou a Copa do Brasil com a final contra o Grêmio. Eu aposto uma tubaína que a imensa maioria escolheria “excluir" a Copa do Brasil. 

E agora, no próximo domingo, teremos mais uma grande prova da importância dos Estaduais, com Palmeiras e Santos vivendo situações dramáticas. O Verdão, se não passar para a próxima fase do Paulista mesmo contando com o melhor elenco do estado, pagará inegavelmente um grande mico e será fortemente cobrado pela sua sempre exigente torcida. 

Já a situação do Peixe é ainda pior. O clube praiano pode simplesmente viver o maior vexame de sua riquíssima história se perder para o São Bento e chegar ao primeiro rebaixamento em seus 109 anos. 

Com esses exemplos que viveremos no próximo final de seman, quem a pessoa que diz que o Estadual “não vale nada” pensa que engana? 

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas do seu time