Socorro!!! O boxe profissional brasileiro está acabando

Socorro!!! O boxe profissional brasileiro está acabando

Ao assistir neste sábado, 20/09/14 as lutas de boxe de Kid Galahad vs Adeilson dos Santos e Adam Etches vs Samir Santos Barbosa e em ambas as lutas os boxeadores brasileiros perderem, me fez pensar nos anos 70, a década que ao assistir boxeadores brasileiros lutarem na televisão, me fez pensar em começar a praticar este esporte.

Nos anos 70, Eder Jofre conquistou o título mundial dos pesos pena vencendo o cubano naturalizado espanhol, José Legra, na mesma década o super leve João Henrique da Silva disputou três vezes o título mundial, o peso médio ligeiro Miguel de Oliveira também disputou três vezes e na terceira conquistou o título mundial de sua categoria.

O peso galo Danilo Batista e o peso pena José Francisco de Paula também disputaram os títulos mundiais de suas categorias de peso na década 70.

Eram campeões brasileiros e sul-americanos, Luís Carlos Fabre na categoria de peso médio, e o peso pesado Luís Faustino Pires.

O peso mosca Servílio de Oliveira e o peso médio Juarez de Lima também eram referência para todos e brilhavam no cenário mundial.

Toda sexta-feira eu assistia boxe profissional no CMTC Clube ou ao vivo pela TV Gazeta. E ainda, pelo menos uma vez por mês, boxe profissional no Ginásio do Pacaembu ou no Ginásio do Ibirapuera com esses boxeadores citados acima.

Estou colocando nomes dos boxeadores mais destacados naquele período, mas dezenas de outros boxeadores profissionais lutavam nas programações destes famosos.

Já escrevi aqui no Terceiro Tempo que a bandeira do Brasil foi retirada do logo do Conselho Mundial de Boxe, mesmo nosso país sendo um dos fundadores desta entidade. Nosso boxe está no "fundo do poço".

Quando vai acontecer a próxima reunião de boxe profissional aqui no Brasil?
Alguém viu a divulgação em algum lugar? Quem vai lutar?

Não devemos esquecer que a função principal da entidade nacional responsável pelo boxe no Brasil, é fomentar a prática da modalidade.

Em São Paulo, a Federação Paulista de Boxe ainda consegue, sem verba e sem a colaboração da Confederação Brasileira de Boxe, manter uma programação semanal de boxe amador (olímpico ou open). E os outros Estados?

Socorro!!! O boxe profissional brasileiro está acabando.

Imagem: Túlio Nassif/Portal TT

Últimas do seu time