A CBF despreza campeonato brasileiro e Copa do Brasil, prova disso é que a seleção brasileira continua desfalcando clubes em jogos importantes.

A CBF despreza campeonato brasileiro e Copa do Brasil, prova disso é que a seleção brasileira continua desfalcando clubes em jogos importantes.

Me desculpem a expressão feia e esquisita mas não há como caracterizar melhor o futebol brasileiro senão com a expressão avacalhado! E os motivos são fáceis de entender e todos eles são consequência de um fato: o futebol brasileiro é comandado pela CBF!!!

O futebol brasileiro vive uma fase patética e não é apenas porque levou aquele sonoro 7 a 1 da Alemanha na semifinal da Copa do Mundo, não. A coisa não está feia apenas pelo fato de nossos treinadores estarem defasados, ultrapassados. E também não é apenas porque nossos maiores talentos deixam o país para jogar outros campeonatos na Europa.

Nossos campeonatos estão com qualidades muitos questionáveis... ruins, chatos, feios, desinteressantes, sem graça, para falar a verdade. E um dos principais motivos para chegarmos a esse ponto (e faz tempo que chegamos a esse ponto, companheiros) é o patético calendário do nosso futebol e as interferências da seleção brasileira nos clubes tirando jogadores em datas importantes. Já faz muito tempo que esse assunto é debatido, nada mudou e dificilmente mudará. As competições nacionais não são paralisadas quando a seleção brasileira joga, os clubes ficam desfalcados e o campeonato fica ainda mais pobre em termos de qualidade.

Imaginemos que Santos e Atlético Mineiros, dois dos quatro semifinalistas da Copa do Brasil, passem para a final da competição e se enfrentem. Gabriel e Carlos, dois jovens e importantes talentos das duas equipes vão deixar de jogar o primeiro jogo das finais... e antes mesmo da final, já terão perdido o segundo jogo das semifinais. E o pior: isso acontecerá para que os jogadores servam ao time sub 20 da seleção brasileira. Quer dizer: Santos e Atlético certamente perderão para esses jogos Robinho e Diego Tardelli que certamente serão convocados para a seleção principal, além disso, ficarão sem os jovens Gabigol e Carlos que estão crescendo em suas equipes e especialmente o santista tem sido decisivo, que jogarão pela seleção sub20.

Os times ficam desfalcados, a competição fica esvaziada, e o que a CBF faz? O que Dunga e Alexandre Gallo (treinador da seleção sub 20) fazem? Nada... ou melhor, eles aparecem com um discurso mais ridículo ainda afirmando que o clube que não quiser ter jogadores convocados precisam apenas mandar uma carta e desse modo não será desfalcados, entretanto, o jogador que concordar com isso perderá espaço dentro das seleções. Quer dizer, eles colocam o atleta em uma situação extremamente complicada, colocam o jogador contra o clube. Isso é ridículo! Não existe bom senso dentro da CBF, não existe o mínimo de vontade de fazer as coisas corretas.

Dunga, Gallo, José Maria Marin, Marco Polo Del Nero e toda a CBF estão se lixando para o futebol brasileiro, para os clubes, para os torcedores e para as competições que em tese beneficia eles próprios. Eles se importam, sim, com seus cargos, com seus patrocinadores, com seus resultados.

A situação está cada vez pior e os campeonatos disputados no Brasil nunca serão fortes enquanto o pensamento for o mesmo desses caras. Campeonato forte só existe com times fortes. Times são fortes com calendários bem estruturados e sem ser atrapalhados pela seleção nacional... depois ainda questionam o por quê torcedores se distanciaram da seleção. Ora, se a seleção prejudica meu clube, quero mais é que a camisa verde e amarela vá para o espaço!


No twitter: @lucas_creis
FOTO: UOL

Últimas do seu time