Inglês dominou amplamente a prova disputada em Austin. Foto: Mercedes/AMG F1

Inglês dominou amplamente a prova disputada em Austin. Foto: Mercedes/AMG F1

O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu o GP dos Estados Unidos, disputado neste domingo em Austin, no Texas, chegando ao seu 50º triunfo na F1. Foi sua quinta vitória nos Estados Unidos, sendo quatro em Austin e uma no misto de Indianápolis.

Nico Rosberg (Mercedes), que perdeu a segunda posição para Daniel Riciardo (Red Bull) na largada, conseguiu recuperar sua posição na segunda parada de boxes e foi o segundo. Ricciardo completou o pódio, em terceiro.

Com o resultado, Hamilton descontou sete pontos em relação ao líder Rosberg. Agora, restando três provas para o término do campeonato, Rosberg tem 26 pontos de vantagem para Hamilton (331 a 305).

Com os abandonos de Max Verstappen na volta 30, por um problema mecânico em sua Red Bull, e de Kimi Raikkonen, por conta de uma roda mal fixada logo após sua segunda parada para troca de pneus, Sebastian Vettel herdou a quarta colocação. 

Fernando Alonso, com a McLaren, ganhou a posição de Carlos Sainz Jr. na última volta e foi o quinto. Sainz Jr. fechou o top-6 com a Toro Rosso.

Felipe Massa, com a Williams, mesmo precisando parar nos boxes no último giro por conta de um pneu furado, após toque com Alonso, quando o espanhol o superou, foi o sétimo. Felipe Nasr, o outro brasileiro, foi o 15º com a Sauber.

PRÓXIMOS GPs

A próxima etapa acontece em uma semana, o GP do México, no dia 30 de outubro. No ano passado, que marcou o retorno da F1 ao país (ausente do calendário desde 1992), pole e vitória de Nico Rosberg. A seu lado, no pódio, Hamilton e Bottas, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Depois, restarão as provas em São Paulo (13 de novembro) e Abu Dhabi (27 de novembro).

A PROVA

Hamilton manteve-se à frente na largada enquanto Rosberg foi superado por Ricciardo, passando ao segundo lugar. 

Ao término da primeira volta, as posições: Hamilton, Ricciardo, Rosberg, Raikkonen, Verstappen e Vettel. Aliás, depois de uma má largada, Verstappen ganhou uma posição ultrapassando Vettel.

Problemas com Bottas. O finlandês teve um pneu furado e foi aos boxes para a troca. A causa do furo no pneu foi um toque entre sua Williams e a Force India de Hulkenberg, que abandonou a prova.

Volta 12 - parada para Rosberg, que retornou em sexto com pneus médios.

Volta 15 - com as paradas dos primeiros colocados, as posições: Hamilton, Ricciardo, Rosberg, Verstappen, Raikkonen e Vettel. Massa em sétimo.

Volta 17 - com pneus mais aderentes, Verstappen encostou em Rosberg. Problema com a Haas de Gutiérrez. O mexicano abandonou, possívelmente com problema nos freios

Volta 23 - Vettel inicia aproximação em relação a Raikkonen. Apenas um piloto ainda sem troca de pneus: Felipe Nasr

Volta 25 - Raikkonen nos boxes para sua segunda troca de pneus. Vettel ganhou a quinta colocação. O finlandês retornou em sexto, imediatamente à frente de Massa.

Volta 26 - Ricciardo nos boxes para sua segunda troca de pneus. 

Volta 27 - Verstappen nos boxes. O holandês se enganou, pensou que a Red Bull o havia chamado e os mecânicos não estavam preparados. Muito tempo perdido, voltou em sétimo, atrás de Massa.

Volta 30 - Problema com a Red Bull de Verstappen. Muito barulho no carro do holandês, aparentemente de transmissão. Ele ainda teimou em andar um pouco mas acabou encostando na grama. Safety-car virtual.

Volta 31 - Hamilton e Rosberg nos boxes. Eles voltaram nas duas primeiras posições. Rosberg conseguiu aquilo que objetivava, ganhando a posição de Ricciardo.

Volta 37 - Bom ritmo de Raikkonen, aproximando-se de Ricciardo. Boa corrida de Sainz Jr., em quinto.

Volta 39 - Problema com Raikkonen em sua parada para troca de pneus. No traseiro direito a pistola ainda estava conectada quando o finlandês foi liberado. A roda não ficou bem afixada e na saída do pit-lane ele acabou encostando seu carro.

Volta 46 - Aproximação de Massa (o sexto) em Sainz Jr., o quinto. Alonso, em sétimo, na espreita dos dois à frente.

Volta 52 - Fernando Alonso aproveitou erro de Massa e superou o brasileiro, subindo para sexto. Massa teve um pneu furado por conta do toque entre seu carro e o do espanhol. Alonso.

Volta 55 - Alonso, com bela manobra, ultrapassou Sainz Jr. e ganhou a quinta colocação. Massa ainda conseguiu terminar em sétimo.

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time