Iniciativa de criar uma área onde colorados e gremistas fiquem lado a lado surgiu após casos e mais casos de conflit

Iniciativa de criar uma área onde colorados e gremistas fiquem lado a lado surgiu após casos e mais casos de conflit

Internacional e Grêmio nunca se enfrentaram como neste domingo (28), no Beira-Rio. O clássico válido pela oitava rodada do Gauchão terá as atenções voltadas para as arquibancadas, onde estarão dois mil torcedores em um setor misto do estádio. No campo, o Colorado vai com time misto e o tricolor ainda tenta se encaixar após o desmanche recente.

A iniciativa de criar uma área onde colorados e gremistas fiquem lado a lado surgiu após casos e mais casos de conflito antes, durante e depois do clássico gaúcho. Se até a década de 1970 a convivência pacífica era comum, nos últimos 20 anos a relação degringolou. E mais do que retomar a civilidade, o primeiro passo é que gera apreensão. Dentro e fora de campo as atenções estarão voltadas para a massa a fim de saber se o fato novo pode perdurar.

"O torcedor tem que ter consciência de que será um fato histórico. Não vai ser um Gre-Nal normal, vai ser especial. Fora do campo, nas arquibancadas, vai ser diferente. E vai ter aquela zona mista. Para nós vai ser diferente, olhando lá do campo. Mas acho que vai ser legal", disse D'Alessandro, que sequer deve atuar no Beira-Rio. "As duas direções tiveram bom senso, ainda falta alguma coisa que a gente tem conversado com o presidente. Que não se tenha só duas mil pessoas do Grêmio lá ou duas mil do Inter aqui. Teríamos que dar no mínimo cinco mil para o adversário. O caminho é esse, mas para chegar lá é preciso começar a caminhar. E esse é o começo de fato", concordou Felipão.

O acesso ao estádio será ao estilo Copa do Mundo, com a reedição do projeto chamado de 'Caminho do Gol', que fecha parte das vias de Porto Alegre para livre circulação de pedestres. No trajeto de aproximadamente 1,8 quilômetros até o Beira-Rio haverão atividades musicais e circenses. O acesso dos torcedores que ficarão no chamado setor misto será conjunto, após às 16h. E além dos dois mil confrades, mais 1,3 mil gremistas ficarão na área da torcida visitante. Por tudo isto, a semana foi de discurso afinado entre os clubes para pedir paz. Incluindo um jantar de Felipão com Diego Aguirre e evento de Marcelo Grohe com D'Alessandro.

Se fora de campo os rivais concordam e seguem a mesma linha, no gramado não. O Grêmio teve a semana toda para pensar no Inter, mas o Colorado precisou jogar pela Libertadores enquanto isso. A vitória em cima da Universidad de Chile deu fôlego ao início irregular de trabalho do uruguaio Diego Aguirre. E justamente por conta do torneio sul-americano, o charrua deve usar um time diferente.

"É provável que tenha variações no time", afirmou Aguirre logo após vencer o primeiro jogo de uma série de três que pode influenciar em seu futuro. "Se lá Jorge Henrique e Luque são do (time) misto, aqui eu posso dizer que Lincoln e Araújo também são. Não tem essa, é a mesma coisa", desconversou Felipão.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X GRÊMIO

Data e hora: 01/03/2015 (domingo), às 18h30min
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Jean Pierre Lima
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Marcelo Barison

INTERNACIONAL: Alisson; Cláudio Winck, Paulão, Juan e Geferson; Nico Freitas, Rodrigo Dourado, Alex, Anderson e Luque (Valdívia); Nilmar
Técnico: Diego Aguirre

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Rhodolfo, Erazo e Júnior; Marcelo Oliveira, Araújo, Fellipe Bastos, Douglas e Giuliano (Everton); Yuri Mamute (Everaldo)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Foto: UOL

Últimas do seu time