Na luta contra o rebaixamento, Alviverde só empata com o Atlético-PR por 1 a 1, em casa, mas é beneficiado com as derrotas de Bahia e Vitória, que estarão na Série B no ano que vem. Elenco alviverde é fraco e precisa ser reformulado para a próxima temporada. Valdivia deveria puxar a fila dos dispensados

Na luta contra o rebaixamento, Alviverde só empata com o Atlético-PR por 1 a 1, em casa, mas é beneficiado com as derrotas de Bahia e Vitória, que estarão na Série B no ano que vem. Elenco alviverde é fraco e precisa ser reformulado para a próxima temporada. Valdivia deveria puxar a fila dos dispensados

O Palmeiras estará na primeira divisão do Brasileirão no ano que vem. O Alviverde apenas empatou com o Atlético-PR por 1 a 1, neste domingo, no Allianz Parque, mas acabou beneficiado pelas derrotas de Bahia e Vitória, que perderam para Coritiba e Santos, respectivamente, e acabaram degolados para a Segundona.

Com emoção e sofrimento, o Palmeiras se segurou na elite do nacional. O gol do Santos, nos acréscimos, diante do Vitória, em Salvador, fez a torcida alviverde explodir num misto de alegria e alívio. O Vitória ficou a um gol de se salvar da degola e jogar o Palmeiras para o buraco da Segundona.

Em tempo: o gol do Palmeiras diante do Furacão foi polêmico. Eu não marcaria a penalidade e acredito que a marcação de Leandro Vuaden foi equivocada. Uma pitada a mais de polêmica na emocionante permanência do Alviverde na Primeira Divisão.

Com o Palmeiras garantido na elite, a reflexão agora é a seguinte: o que fazer para que o clube não passe mais o sufoco e vergonha como aconteceu neste Brasileirão? Uma limpeza no elenco se faz necessária, assim como na direção de futebol.

José Carlos Brunoro, homem forte do futebol, não merece continuar no clube. E não ficará, é fato. Que o presidente Paulo Nobre reveja suas convicções, pois Brunoro não correspondeu às expectativas, assim como muitos jogadores que chegaram com seu aval ao clube.

De cara, além de Brunoro, Valdivia seria outro que deveria ser demitido. Jogador sem comprometimento e com enorme dose de culpa pelo sufoco que o Palmeiras passou neste nacional.

A torcida endeusar jogadores como Valdivia é aceitável, agora quem comanda não pode ser contaminado por este passionalismo cego. Valdivia não merece ficar pelo simples fato de não respeitar seus companheiros, tampouco a hierarquia dentro do clube.

O Palmeiras precisa começar do zero. A corrida agora é contra o tempo.  O elenco não tem uma base confiável e a próxima temporada já se aproxima. É preciso rever o planejamento e reforçar o elenco. Os garotos devem ser enaltecidos e apoiados, mas pelo menos 60% do elenco precisa ser renovado.

Jogadores devem ser dispensados, mas é preciso contratar atletas de qualidade e principalmente que respeitem a história e o manto verde.

No ano do Centenário, o Palmeiras passou uma das maiores vergonhas de sua história. Já disse aqui e reitero: o atual time do Palmeiras merecia ser rebaixado. No entanto, o clube não merecia passar por tal humilhação de novo. A história alviverde é rica e merece a divisão de elite.

O alívio por parte da torcida, jogares e dirigentes faz parte, até pela pressão na última rodada. Mas a permanência na primeira divisão não pode esconder os erros da atual gestão. O atual Palmeiras é sofrível e não brigará de igual para igual com os rivais nem pelo título do malfadado Paulistão.

O alerta já foi dado. É preciso competência e respeito para mudar a situação do Palmeiras. Nobre tem que assumir o departamento de futebol e começar tudo do zero. Se nada mudar, no ano que vem a briga será de novo contra a degola e nem sempre o Palmeiras terá um Vitória e um Bahia para salvarem a sua pele.

Reage, Palmeiras!

Acesse o Blog Salgueiro FC

Twitter: @salgueirofc

Foto: UOL

Últimas do seu time