Perdemos muitas Martas pela falta de oportunidade e investimento

Perdemos muitas Martas pela falta de oportunidade e investimento

O Torneio Mundial de Futsal Feminino é uma competição entre seleções filiadas a Federação Internacional de Futebol Associado - FIFA.

O primeiro Torneio organizado pela Fifa aconteceu em 2010 na Espanha e a Seleção Brasileira venceu Portugal na final, com uma goleada de 5 x 1.

No ano seguinte, a segunda edição da competição aconteceu no Brasil, e as donas da casa venceram a Espanha na final. A partida foi para a prorrogação e acabou em 4 x 3.

Em 2012 o Brasil enfrentou a Seleção Portuguesa novamente, na final do Torneio Mundial de Futsal Feminino, desta vez a Seleção Europeia jogou em casa. As brasileiras marcaram três gols e não sofreram nenhum.

Em 2013 ocorreu a quarta edição do torneio e lá estava o Brasil novamente na final, contra a Seleção Espanhola. O jogo foi apertado e as brasileiras venceram as donas da casa por 2 x 1.

A edição deste ano aconteceu na Costa Rica e a Seleção Brasileira, vencedora de todas as edições, por pouco não ficou de fora. As meninas não tinham condições financeiras de arcarem com os custos da viagem e hospedagem.

O mais incrível foi que a Confederação Brasileira de Futsal – CBFS, "disse" que não tinha dinheiro para bancar os custos do Torneio deste ano.

As meninas só conseguiram viajar graças à ajuda de alguns jogadores da Seleção Brasileira de futsal masculino e de uma empresa privada.

Elas corresponderam em quadra, venceram a competição novamente e de forma emocionante. As adversárias foram as conhecidas portuguesas e o jogo acabou em 4 x 3 para as Penta Campeãs.

Futebol

Este fator também acontece no futebol de campo. Já tivemos seis edições de Copas do Mundo de futebol feminino. Em 1991 os Estados Unidos venceram a primeira competição. Quatro anos depois a Noruega ficou com o título.

Em 1999 Os Estados Unidos voltaram a vencer. Quatro anos depois a forte e organizada Alemanha levou o caneco. Em 2007 a Alemanha voltou a ganhar a Copa do Mundo e a Seleção Brasileira ficou com o segundo lugar.

Em 2011 o Japão venceu a Copa do Mundo. No ano que vem teremos mais uma edição, desta vez realizada no Canadá. A grande diferença entre as seleções dos Estados Unidos, Alemanha, Noruega e Japão, comparadas à Seleção Brasileira, é o investimento e organização.

Temos pouquíssimos clubes no Brasil e nossas melhoras jogadoras atuam fora do país. Muitas atletas precisam ter um emprego à parte para sobreviverem. Quando chega época de Copa do Mundo ou o Torneio Internacional de Brasília, a Seleção Brasileira "faz um catadão" das meninas e forma um time. Sem entrosamento e organização, apenas contando com o talento.

Talento este que muitas vezes supera tudo. No último domingo, (15), a Seleção Norte-Americana vencia as brasileiras por 2 x 0, até a melhor jogadora de todos os tempos, vencedora de cinco das 14 edições do prêmio Bola de Ouro, marcar três gols e decidir a partida. Em 2014 Marta concorre ao título de melhor do mundo mais uma vez. 

Em junho de 2014 Lydia Nsekera, integrante do comitê executivo da Fifa, cobrou mais investimentos no futebol feminino por parte da CBF.

- Estou fazendo um apelo à CBF para que haja maior ênfase ao futebol feminino, para que cresça assim como o futebol masculino, pediu Lydia.

Na Europa as equipes femininas disputam até Liga dos Campeões. Já no Brasil, mal temos clubes para competir nacionalmente.

Perdemos inúmeras atletas todos os anos por falta de investimentos. As meninas precisam trabalhar, geralmente oito horas por dia, e ainda manter um ritmo de treino e jogo.

No Brasil a bola tem sexo e perdemos muitas Martas pela falta de oportunidade e investimento.

Foto: UOL

Clique no logo abaixo e conheça o site da ESFIHA JUVENTUS, a mais tradicional Casa Árabe de São Paulo

Últimas do seu time