A vitória fez o Barça, agora com 13 pontos, colar no Real Madrid

A vitória fez o Barça, agora com 13 pontos, colar no Real Madrid

Do UOL, em São Paulo

No seu primeiro jogo sem Lionel Messi no Espanhol, desfalque de três semanas por lesão na coxa direita, o Barcelona viu Neymar despontar como líder do time. No último sábado (24), o clube catalão visitou o Sporting Gijón e emplacou goleada por 5 a 0, com dois gols do brasileiro. A avaliação da imprensa local sobre a atuação do camisa 11 foi mais do que positiva.

A vitória fez o Barça, agora com 13 pontos, colar no Real Madrid, líder da competição que soma um ponto a mais.

Neymar "voa livre" sem Messi

O jornal Marca, de Madri, destacou a movimentação do brasileiro, menos preso ao lado esquerdo do ataque e mais solto para cair pela zona central. "A ausência de Messi foi chave para que ele jogasse com liberdade, porque não havia risco de `trombar´ com o argentino", avaliou a publicação. "Contra o Sporting, Neymar ocupou posições mais interiores, ainda que sempre arrancasse desde a ponta esquerda, seu habitat natural", prosseguiu. Para sustentar a explicação, ilustrou o texto com um mapa de calor do craque.

Jornal da Catalunha, o Mundo Deportivo fez análise semelhante: "Neymar, como estava previsto, assumiu liberdade de movimentos própria de Messi e causou muito dano na zaga adversária, especialmente nos embates com o lateral Lillo".

O comandante do show

Neymar foi tratado como o "comandante" do show do Barça. O Marca viu um Neymar "exuberante" em campo. Lembrou até que na temporada passada, quando Messi se lesionou, o camisa 11 colocou "a equipe nas costas" e marcou 10 gols em oito partidas.

Os elogios foram ainda mais generosos nos jornais da Catalunha. O Mundo Deportivo destacou: "Neymar dirigiu o ataque azulgrená com passes entre as linhas". E em outro trecho: "O brasileiro teve papel de protagonista. Mais responsável, sem recorrer a firulas e adornos, foi quem gerou e impulsionou as jogadas do time".

O Sport dividiu o mérito do craque com Suárez: "Ausente Messi, Luis Suárez e Neymar apareceram para decidir".

A grande ação de Neymar depois do jogo

Neymar não foi elogiado só por decidir a partida. Depois do apito final, cruzou o campo para entregar sua camisa a um torcedor do Sporting Gijón com Síndrome de Down. Os dois se abraçaram, em ato elogiado pela imprensa local.

"Um bonito gesto do craque brasileiro", avaliou o Mundo Deportivo. "Um toque especial de Neymar para encerrar a tarde, após uma grande atuação", disse o As.

Para o Sport, o camisa 11 "sem dúvidas deixou o melhor para depois do apito final". E acrescentou que, apesar de ter visto seu time levar uma goleada, o garoto "não se esquecerá do gesto humano que Neymar teve no estádio".

Últimas do seu time