O levantamento sobre as passagens de Neymar na reserva é do diário AS, da Espanha

O levantamento sobre as passagens de Neymar na reserva é do diário AS, da Espanha

Do UOL, em São Paulo

O Barcelona fez 5 a 0 no Las Palmas no último sábado e Neymar foi só um espectador privilegiado: foi a primeira vez em um ano que o brasileiro começou no banco de reservas. Preocupado com o estado físico de seu elenco na reta final da temporada, o técnico Luis Enrique dá sinais de que vai voltar a adotar o rodízio na equipe catalã.

O levantamento sobre as passagens de Neymar na reserva é do diário AS, da Espanha. Segundo a publicação, a última vez do brasileiro no banco havia sido em 13 de janeiro de 2016, quando o Barcelona foi visitar o Cornella El Prat pela Copa do Rei. Àquela altura os catalães já haviam vencido o primeiro jogo por 4 a 1 e se deram ao luxo de poupar vários titulares.

Desta vez foi bem diferente. Embora não seja uma potência, o Las Palmas é nono colocado no Espanhol e poderia complicar a vida do Barça, que não vem bem no torneio e está brigando pela segunda colocação com o Sevilla. Ainda assim, Luis Enrique deixou Neymar e Iniesta, titulares absolutos no banco de reservas.

"Eu gosto que os jogadores não saibam se são titulares ou não, se terão minutos ou se serão convocados", disse Luis Enrique ao diário Sport após ver sua estratégia funcionar com uma goleada.

O expediente não é novo. Em sua primeira temporada à frente do Barcelona, o ex-meio-campista abusou tanto dos rodízios que tornou-se comum ver Suárez, Neymar e Messi reclamarem ao serem substituídos. Ao fim daquele ano, a estratégia mostrou-se acertada, com o time catalão menos desgastado que os principais rivais e sobrando para vencer a Liga dos Campeões.

Com o título espanhol duramente ameaçado, já que o Real Madrid está virtualmente cinco pontos à frente, o Barcelona pode focar suas atenções na Copa do Rei e na Liga dos Campeões. Por isso, nem Messi está garantido para sempre no time. Questionado sobre a inclusão do camisa 10 no rodízio, Luis Enrique foi misterioso. "Bom, isso vocês vão ver", disse ele.

Últimas do seu time