A ideia inicial era começar esse bloqueio ainda em abril

A ideia inicial era começar esse bloqueio ainda em abril

Guilherme Costa e Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

Não existe na atual seleção brasileira um jogador tão midiático quanto Neymar. O atacante do Barcelona é o atleta da equipe nacional que mais aparece em comerciais de TV aberta e isso só deve aumentar com a aproximação da Copa do Mundo de 2014. Os patrocinadores que quiserem aproveitar a imagem do camisa 10 de Felipão, contudo, têm poucos dias para montarem e finalizarem seus projetos. A partir de maio, a ideia do jogador é vetar ações de parceiros comerciais e se concentrar na preparação esportiva.

Segundo uma das empresas que vendem a imagem de Neymar, o estafe dele orientou que campanhas publicitárias e ações de patrocinadores sejam realizadas até o fim de abril. De maio em diante, o atacante pretende se concentrar apenas na Copa.

A ideia inicial era começar esse bloqueio ainda em abril. O prazo para patrocinadores foi estendido por causa de uma lesão que Neymar sofreu no início deste ano, que o impediu de participar de gravações e ações promocionais.

Agora, Neymar está no departamento médico novamente. Ele sofreu uma lesão no pé esquerdo e deve ficar afastado dos gramados por três ou quatro semanas. O técnico do Barcelona, Gerardo "Tata" Martino, já disse que não conta com o jogador para esta temporada. Na segunda-feira, Neymar, pai do atacante, contrariou essa ideia: "Nós pensamos primeiro no Barça. À Copa, vamos dar tempo".

Consultado pelo UOL Esporte, o estafe de Neymar não confirmou a existência de um bloqueio deliberado de agenda. No entanto, o jogador não tem nenhuma ação de patrocinador marcada para o período entre o início de maio e o fim da Copa do Mundo.

A Nike, por exemplo, não fará nenhuma ação com Neymar até a Copa. O jogador é uma das principais estrelas da campanha global da marca, mas o material já foi gravado. A fabricante de material esportivo tem contrato com o jogador desde 2007, quando Neymar tinha apenas 15 anos.

Funcionários da Nike ouvidos pelo UOL Esporte disseram que "Neymar está 100% focado na Copa". Ao menos outras duas empresas que patrocinam o atacante têm discursos parecidos.

Vale lembrar que o bloqueio é apenas de agenda. Campanhas que já estão gravadas vão assegurar presença constante de Neymar na mídia até o fim da Copa do Mundo.

Foto: UOL

Últimas do seu time