Se a seleção espanhola afundou na Copa do Mundo jogando no estilo consagrado pelo Barcelona, não é coincidência que nas últimas três Ligas o Barça tenha caído antes da final

Se a seleção espanhola afundou na Copa do Mundo jogando no estilo consagrado pelo Barcelona, não é coincidência que nas últimas três Ligas o Barça tenha caído antes da final

Lionel Messi estreou pelo Barcelona em 2003. Desde lá, conquistou três Ligas dos Campeões. Busca o tetra desde 2012, indo agora para sua quarta tentativa. E acredite, esse é o maior jejum de Messi na competição. Se o Barcelona quer quebrá-lo, dificilmente será nas costas das estrelas do tiki-taka, como Xavi, mas sim com o argentino fazendo dupla com um brasileiro: Neymar. O time estreia nesta quarta-feira, em casa, contra o APOEL, do Chipre, pelo Grupo F (que também conta com Ajax e PSG).

Se a seleção espanhola afundou na Copa do Mundo jogando no estilo consagrado pelo Barcelona, não é coincidência que nas últimas três Ligas o Barça tenha caído antes da final. Em sua segunda participação na competição, é a chance de Neymar se tornar protagonista ao lado de quem, segundo ele mesmo disse no último final de semana, faz seu futebol melhorar.

"Messi é o melhor do mundo, um craque. Com ele eu melhoro, estamos funcionando bem como equipe. Estamos nos recuperando como equipe e melhorando", declarou, após a vitória sobre o Athletic de Bilbao pelo Espanhol.

Ambos começaram bem a temporada na Espanha: dois gols para cada e a liderança do nacional com nove pontos. Agora, é necessário mostrar a evolução na Europa. Pensamento corroborado por Luis Enrique, técnico do Barça: "Nossa meta é vencer o primeiro jogo. Começamos bem no Espanhol, agora precisamos fazer o mesmo na Liga. Com um elenco como o nosso, não faria sentido pensar pequeno nessa competição", declarou.

Neymar anotou apenas quatro dos 21 gols do Barcelona na última Liga. O mesmo Luis Enrique vê espaço para evolução; "Neymar fez uma temporada muito boa no ano passado. É um jogador espetacular. Meu objetivo é que ele melhore."

Sobre Messi, o pensamento é de que ele volte a ser artilheiro (nas duas últimas parou em oito gols, contra 14 em 2012 e 12 na campanha do título de 2011), mas também uma indireta para seus companheiros.

"Não creio que Messi mude e se converta a dar mais assistências. Messi segue nos surpreendendo e marcará muitos gols, além de muitas assistências. O melhor é que o gol não esteja só em Messi. Não podemos depender de apenas um atleta", afirmou.

Curiosidades

O duelo contra o APOEL será o terceiro do Barcelona no Camp Nou contra um time do Chipre. Bom sinal para Messi e/ou Neymar. Na primeira vez, em 1982, um argentino decidiu: Maradona fez três gols na goleada por 8 a 0 sobre o Apollon Limassol; na segunda, em 1996, foi a vez de um brasileiro ser o homem do jogo: Ronaldo fez os dois gols do 2 a 0 sobre o AEK Larnaca. Será que Messi ou Neymar repetirão os feitos de seus conterrâneos?

Os brasileiros do Barcelona (Neymar eDaniel Alves devem ser titulares, enquanto Adriano deve ficar no banco - além de Douglas, que pode ser uma surpresa) não serão os únicos do país na partida: o APOEL tem cinco nascidos no Brasil inscritos no torneio. São eles os defensores João Guilherme, Carlão e Kaká e os meias Vinicius e Gustavo Manduca.

Messi foi ultrapassado por Cristiano Ronaldo na última terça-feira na artilharia história da Liga. O português chegou a 68 gols na goleada do Real Madrid sobre o Basel por 5 a 1, enquanto Messi tem 67. O líder é Raúl, ex-Real, com 71.

FOTO: UOL

Últimas do seu time