Tite no desembarque no Rio de Janeiro; treinador terá decisão pela frente nos próximos dias

Tite no desembarque no Rio de Janeiro; treinador terá decisão pela frente nos próximos dias

Danilo Lavieri, Dassler Marques, João Henrique Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone
Do UOL, em Moscou (Rússia)

Após mais de uma semana da eliminação da Copa do Mundo e encerrado o Mundial, o técnico Tite entra na reta final de seu descanso após o trabalho na Rússia e começa a pensar em um possível novo ciclo à frente da seleção brasileira.

Com o contrato atual válido até o próximo dia 31, o treinador já sinalizou à CBF que não deve ter maiores problemas em aceitar a ideia de renovação do vínculo até a Copa do Catar, em 2022. Mirando o futuro, Tite terá algumas missões iniciais delicadas na retomada do trabalho.

Não bastasse a necessidade de superar a queda precoce diante da Bélgica, nas quartas de final, o treinador precisará administrar focos de desgaste e superar questões psicológicas na seleção. Grande destaque da equipe, Neymar já puxa a fila dos novos desafios de Tite. Sem brilhar na Rússia, o atacante ainda virou piada mundial após a série de vezes em que foi ao chão por faltas recebidas dos marcadores.

A comissão técnica precisará recuperar a confiança de um jogador que chegou a declarar ser “difícil encontrar forças para querer voltar a jogar futebol”. Calado, Neymar não falou após a queda na Rússia, se isolou com familiares e amigos no litoral brasileiro e vem aparecendo apenas em postagens de amigos nas redes sociais.

No retorno à França, mais pressão. Envolto em especulações sobre o interesse do Real Madrid em contratá-lo, terá de batalhar na missão de conquistar definitivamente os torcedores do Paris Saint-Germain e ainda aturar as comparações com o campeão do mundo Mbappé, companheiro de time. A cabeça de Neymar não viverá os dias mais tranquilos às vésperas de recomeçar um ciclo na seleção.

Ainda entre os jogadores, alguns pontos necessitam de ajustes. Ainda que todos falem abertamente, é claro que algumas relações se desgastaram nas últimas semanas. O desabafo do irmão do zagueiro Marquinhos nas redes sociais evidenciou um clima pouco harmonioso entre atletas, estafe e comissão em momentos da Copa.

“Nenhum jogador experiente `pra encher o saco´. Time joga solto... Treinador firme com suas escolhas, coerente de verdade. Não vejo nenhuma postagem de mulheres de jogadores franceses falando m* e atrapalhando o time”, escreveu Luan Aoás, mostrando discordâncias internas no ambiente brasileiro na Rússia.

Os envolvidos evitam falar, mas o estafe de Marquinhos não aceitou bem o fato de o jovem ter perdido a vaga para o experiente Thiago Silva. Os recados do irmão do jogador a “mulheres de jogador” são endereçados à esposa de Thiago, Isabelle Silva, segundo apurou o UOL Esporte. A disputa na zaga terá de ser administrada por Tite.

Outra divisão acontece do lado de fora das quatro linhas. Mais especificamente na comissão técnica. Com um alto índice de lesionados durante o período em que o grupo esteve reunido para a Copa do Mundo, os departamentos de preparação física, médico e de fisioterapia não falaram a mesma língua em boa parte do tempo.

Desde a sobrecarga de treinos que inflamou o joelho de Renato Augusto até a recuperação de Fred após pancada no tornozelo, passando por casos com o de Douglas Costa e Marcelo, a discordância sobre métodos de recuperação e prazos era grande. No último sábado (14), o fisioterapeuta Bruno Mazziotti expôs alguns pontos de discordância na comissão.

“Quando foi dito da questão do colchão, ela foi para tirar um pouco o foco da questão da sobrecarga”, disse Mazziotti, minimizando a versão oficial do médico Rodrigo Lasmar sobre a lesão de Marcelo na coluna durante o jogo com a Sérvia.

O fisioterapeuta ainda discordou de Tite. O técnico disse que Fred não estava 100% na Copa. Mazziotti deu sua versão. Segundo ele, o meia já tinha “condições de competitividade plena” a partir da segunda partida no Brasil pela fase de grupos.

Os discursos pouco alinhados mostram que a eliminação representou mais que uma queda, mas também a exposição de feridas até então camufladas. Tite terá que cicatrizar cada uma dela no possível novo início de trabalho.

E a seleção já tem data para a retomada. O Brasil entra em campo nos dias 1 e 7 de setembro, em amistosos nos Estados Unidos. Os donos da casa serão os adversários do primeiro jogo, restando definir o oponente do segundo.

Foto: AFP (via UOL)

Últimas do seu time