Com cinco gols marcados, os franceses aparecem logo em seguida, seguidos de perto por brasileiros, argentinos, suíços, italianos e dinamarqueses

Com cinco gols marcados, os franceses aparecem logo em seguida, seguidos de perto por brasileiros, argentinos, suíços, italianos e dinamarqueses

A Liga dos Campeões e Liga Europa reúnem, salvo raras exceções, as maiores forças do futebol mundial e os principais jogadores do planeta. Na primeira rodada da fase de grupos dos dois torneios, porém, a artilharia ficou com países considerados nanicos no mundo da bola. Entre todos que entraram em campo, ninguém marcou mais gols que gregos e romenos nos torneios do Velho Continente.

O levantamento feito pelo UOL Esporte considerou todos os jogos disputados na primeira rodada das duas competições, excluindo apenas os gols contra. A Grécia lidera com nove bolas nas redes, contra sete da Romênia e seis de Argélia, Bélgica e Espanha, primeira campeã mundial a figurar na lista.

Com cinco gols marcados, os franceses aparecem logo em seguida, seguidos de perto por brasileiros, argentinos, suíços, italianos e dinamarqueses, todos com quatro. Os alemães, atuais campeões do mundo, marcaram só três vezes na semana, mesmo número dos holandeses.

O destaque para Grécia e Romênia se deve principalmente às goleadas que times dos dois países aplicaram na Liga Europa.

Entre os gregos, a artilharia foi turbinada pela goleada do PAOK, na Liga Europa, que fez 6 a 1 no Dínamo Minsk com cinco gols de jogadores do país. Dos nove gols marcados, aliás, oito vieram do torneio de segundo nível da Europa, contra apenas um, de Mitroglou, do Olympiacos, na Liga dos Campeões.

Em segundo lugar na artilharia dos principais torneios do continente está a Romênia, com sete bolas nas redes, igualmente baseada em uma grande goleada. No 6 a 0 do Steaua sobre o Aalborg, da Dinamarca, todos os gols foram marcados por jogadores do país.

A Espanha emplacou o "pódio" da artilharia graças aos seus valores espalhados pelo continente. Foram quatro gols na Liga dos Campeões, melhor retrospecto se considerada só a competição principal. Dani Abalo (Ludogorets), Pique (Barcelona), Fabregas (Chelsea) e Adrian Lopez (Porto) foram às redes no torneio mais importante.

A Argélia entrou entre os melhores por dois jogadores que fizeram três gols: Brahimi, pelo Porto, na Liga dos Campeões; e Soudani, pelo Dínamo Zagreb, na Liga Europa. Já os belgas, como os espanhóis, se espalharam. Foram dois no torneio mais importante e quatro no menor, com destaque para Mertens, que fez dois pelo Napoli.

Entre os brasileiros, só um dos quatro que marcaram estão em alguma seleção. Hulk (Zenit) e Maicon (Roma) foram rejeitados por Dunga na principal, assim como Alan (Red Bull Salzburg). Vinicius Araújo, lembrado por Gallo para a seleção olímpica, por sua vez, marcou pelo Standar Liege na Liga Europa.

FOTO: UOL

Últimas do seu time