Seleção espanhola derrota Croácia por 1 a 0 e se classifica à próxima fase da Eurocopa

Seleção espanhola derrota Croácia por 1 a 0 e se classifica à próxima fase da Eurocopa

A Espanha viveu um drama e ficou muito perto da eliminação precoce na Eurocopa. A sorte da seleção ibérica foi ter um goleiro como Casillas, que fez duas grandes defesas no segundo tempo e banco de reservas, como o suplente Navas, autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre a Croácia, em Gdansk.

A Fúria avança para as quartas de final como primeira colocada no Grupo C. A Itália, que bateu a Irlanda, fecha a conta na vice-liderança. Os croatas estão fora.

A Espanha quase não foi atacada durante a primeira metade da partida. Em contrapartida, sofreu muito para criar duas razoáveis chances de gols. Na primeira, Iniesta se projetou para receber na área, mas chutou fraco. Na outra, David Silva escorregou na hora do arremate final. E foi só.

A maior dificuldade da Fúria foi encontrar espaços para ser mais objetiva, além dos toques para o lado fazendo a bola circular por todas as partes do campo.

Com apenas um atacante e resguardada com muitos homens atrás, a Croácia foi muito bem na defesa, mas foi obrigada a mudar a postura com o gol da Itália sobre a Irlanda. A seleção encontrou, portanto, um dilema: jogar mais solta e pressionar a Espanha e continuar sem levar riscos?

A resposta veio aos 14 minutos da segunda etapa, quando Modric armou contragolpe pelo lado direito e colocou na cabeça de Rakitic. O gol só não saiu porque Casillas fez a defesa mais bonita desta edição da Eurocopa dado o nível de dificuldade e reflexo.

A Croácia ganhou confiança com lance. Já a Espanha não teve uma atuação tão intensa por conta do receio de levar um gol e sair precocemente da Euro.

A partida ganhou contornos dramáticos para os dois lados. Os espanhóis aproveitaram o desespero do adversário: Iniesta ficou livre e rolou para Navas completar e enterrar a Croácia.

FICHA TÉCNICA

ESPANHA 1 x 0 CROÁCIA

ESPANHA: Casillas; Arbeloa, Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Xabi Alonso, Xavi e Iniesta: David Silva (Fàbregas, 27´2ºT) e Fernando Torres (Jesus Navas, 15´/2ºT). Técnico: Vicente Del Bosque

CROÁCIA: Pletikosa; Vida (Jelavic, 17´/2ºT), Corluka, Schildenfeld e Strinic; Vukojevic (Eduardo, 36´/2ºT), Rakitic, Srna, Pranjic (Perisc, 17´/2ºT) e Modric; Mandzukic; Técnico: Slaven Bilic

Local: Arena Gdansk, Gdansk (POL)

Data-Hora: 18/06/2012, às 15h45

Árbitro: Wolfgang Stark (ALE)

Cartão Amarelo: Corluka, Srna, Strinic, Rakitic (CRO)

Gol: Navas, 43´/2ºT (1-0)

Últimas do seu time