Goleiro foi homenageado antes e depois da partida. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Via UOL

Goleiro foi homenageado antes e depois da partida. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Via UOL

A noite deste sábado (21) era especial para Julio Cesar. Depois de retornar ao Flamengo no início deste ano com o objetivo de se aposentar pelo clube que o revelou em 1997, o veterano goleiro de 38 anos fez, contra o América-MG, a última partida dele como profissional. Em um Maracanã com 52.106 pessoas, o time rubro-negro bateu a equipe mineira por 2 a 0, amenizou a pressão da torcida e fez a festa na despedida do ex-jogador da seleção brasileira com a vitória na 2ª rodada do Campeonato Brasileiro - Henrique Dourado marcou os dois gols do jogo.

O Flamengo se viu pressionado pela torcida depois da perda do título carioca e das más atuações recentes. A equipe faz campanha irregular na Libertadores e só empatou na estreia do Brasileiro com o Vitória. Já o América-MG fez 3 a 0 no Sport na 1ª rodada.

Porém, com o triunfo deste sábado no Maracanã, o clube rubro-negro chega aos quatro pontos e ocupa a liderança provisória, mas pode cair na tabela até o final da 2ª rodada, enquanto o time mineiro é o quarto com três pontos.

O Flamengo agora se prepara para o duelo da próxima quarta-feira, quando visita o Independiente Santa Fe na 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores. Já no domingo seguinte, a equipe joga fora de casa contra o Ceará na sequência do Brasileirão. Um dia depois, na segunda-feira, o América-MG recebe o Vitória no Independência.

O melhor: Henrique Dourado

O atacante até marcou na última partida, contra o Santa Fe, mas foi um dos nomes vaiados pela torcida no Maracanã durante a escalação do jogo deste sábado. Porém, o centroavante tratou de "fazer as pazes" com o torcedor da melhor maneira: marcando gols. Foi dele as duas bolas na rede do duelo contra o América-MG, com direito a pênalti convertido após sofrer falta dentro da área.

O pior: Willian Arão

O volante foi escalado pelo técnico Maurício Barbieri como titular, mas não foi bem dentro de campo, errou muitos passes e viu o América-MG pressionar bastante no segundo tempo. O volante continuou em campo até o final, mas poderia ter sido substituído no segundo tempo.

Fla pressiona no começo

Os donos da casa começaram melhor no jogo e criaram as chances mais perigosas no ataque. Paquetá tentou de cabeça no começo, e Cuéllar arriscou de longe e mandou para fora. Porém, depois, o América-MG conseguiu organizar a defesa e dificultou as investidas do ataque flamenguista enquanto deu.

Dourado abre o placar

Criticado e vaiado pela torcida antes do início do jogo, Henrique Dourado abriu o placar aos 28 minutos da etapa inicial. Vinicius Junior cruzou da esquerda, a bola passou por toda a zaga do time mineiro e encontrou o centroavante, que completou com a perna direita para o gol no segundo pau.

Pênalti e 2 a 0

Pouco depois, o mesmo Henrqiue Dourado foi derrubado dentro da área pelo goleiro Jory. Primeiramente, o árbitro Leandro Bizzio Marinho só apontou tiro de meta, mas depois marcou o pênalti orientado pelo auxiliar atrás do gol. Dourado cobrou com perfeição, deslocou Jory e fez o segundo dele na partida.

Torcida faz festa com defesa de Julio Cesar

Julio Cesar apareceu pela primeira vez no jogo aos 22 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, o goleiro socou a bola para fora da área e, na sequência, espalmou chute de primeira de Carlinhos, o que fez o torcedor no Maracanã vibrar.

Trave salva Julio Cesar

Quando a partida já estava 2 a 0, o América-MG não descontou por pouco. Nos minutos finais do primeiro tempo, Aylon chutou de muito longe, a bola desviou em Renê e encobriu Julio Cesar, mas bateu no travessão. O goleiro do Flamengo caiu de mau jeito ao tentar fazer a defesa e precisou de atendimento no punho direito, mas seguiu normalmente na partida. O camisa 12 voltou a ser atendido na etapa final, desta vez com câimbras na panturrilha, mas deu risada do episódio.

América-MG assusta no 2º tempo

Na volta do intervalo, os visitantes procuraram mais o jogo e chegaram a assustar o Flamengo no começo do segundo tempo. Primeiro, Julio Cesar defendeu cabeçada de Rafael Moura. Na sequência, o goleiro só torceu para que outra cabeçada, desta vez de Serginho, saísse pela linha de fundo. Depois, Juninho dominou dentro da área e bateu para fora, de novo assustando o gol carioca.

Julio Cesar aparece no fim

Nos minutos finais do segundo tempo, o goleiro apareceu duas vezes e salvou o Flamengo. Ele espalmou chute de longe de Carlinhos aos 40 minutos e depois defendeu cabeçada de Juninho após cobrança de escanteio.

Julio Cesar recebe homenagens

Como já era esperado, Julio Cesar recebeu homenagens antes da bola rolar no Macaranã. Na beira do gramado, ele foi presenteado uma placa do clube rubro-negro e se emocionou ao falar para a torcida acompanhado dos filhos Cauet e Giulia, que, junto com a esposa SuSana Werner, deixaram Portugal e vieram ao Brasil justamente para a despedida do pai. Antes do jogo, o goleiro também foi homenageado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Copos especiais

Quem compareceu ao Maracanã também pôde comprar copos especiais com imagens antigas e atuais de Julio Cesar. O copo ainda traz a lista com todos os títulos conquistados pelo goleiro com a camisa rubro-negra.

A despedida de Júlio César vai deixar muita saudade no Mengão. Para homenagear nosso consagrado goleiro, este copo estará à venda nos bares do Maraca amanhã com tiragem limitada e nas lojas oficiais!

Torcida protesta antes do jogo

Apesar do clima festivo pela despedida de Julio Cesar, a torcida do Flamengo arrumou espaço para protestar. Assim que os jogadores rubro-negros entraram em campo para aquecer, torcedores entoaram gritos de "time sem vergonha", "queremos raça" e xingamentos ao presidente Eduardo Bandeira de Mello. Depois, foi a vez dos gritos de "não é mole, não. Para jogar no Mengo, tem que ter disposição". Já no segundo tempo, o técnico Maurício Barbieri foi chamado de burro após trocar Vinicius Junior por Jonas quando o placar estava 2 a 0.

FLAMENGO 2 X 0 AMÉRICA-MG

Data/hora: 21/04/2018, às 19h (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Auxiliares: Rogério Pablos Zanardo (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
Público pagante: 47.175
Público presente: 52.106
Renda: R$ 1.641.395,00

Flamengo
Júlio César; Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Cuéllar, Willian Arão, Lucas Paquetá (Jean Lucas), Geuvânio (Marlos Moreno) e Vinicius Júnior (Jonas); Henrique Dourado
Técnico: Maurício Barbieri

América-MG
Jory; Norberto, Messias, Rafael Lima e Carlinhos; Christian (Leandro Donizete), Juninho e Serginho; Luan (Marquinhos), Aylon (Capixaba) e Rafael Moura
Técnico: Enderson Moreira

Últimas do seu time