Dorival Júnior durante treino do São Paulo

Dorival Júnior durante treino do São Paulo

José Eduardo Martins
Do UOL, em São Paulo

Dorival Júnior está no centro da crise do São Paulo. Apesar de o time estar na liderança do Grupo B do Campeonato Paulista, o treinador é bastante criticado pela performance irregular da equipe e corre o risco de perder o seu emprego, dependendo dos próximos resultados. No meio deste turbilhão, o treinador vai viver um reencontro com as suas origens no jogo deste domingo (25), contra a Ferroviária, às 17h, no Morumbi.

Nascido em Araraquara, ele tem uma relação estreita com o adversário deste fim de semana. Dorival é sobrinho de Dudu, ex-jogador que fez história no Palmeiras, mas também nasceu em Araraquara e começou a carreira na Ferroviária. Justamente quando o tio trabalhava no clube do interior como treinador, Dorival começou a a se destacar nas categorias de base da equipe. Mais tarde foi profissionalizado e ficou no time entre 1982 e 83. Como treinador, ele dirigiu a Ferroviária em 2002.

Quando encontra uma brecha em sua atribulada agenda, o treinador também viaja para Araraquara para rever os amigos dos tempos em que jogava pela Ferroviária.

"Jogamos juntos o Brasileiro, Taça Ouro, em 83. Ele é nascido aqui e depois joguei com ele no Avaí, em 86, quando ele me indicou. Nós somos praticamente irmãos. A gente era recém-casado em Florianópolis e as famílias sempre conviviam juntas", disse Douglas Onça, que foi meia da Ferroviária e do Avaí junto com Dorival.

Apesar do carinho que o treinador são-paulino tem pela equipe de Araraquara, os amigos mais próximos não têm duvida do profissionalismo do técnico na hora de montar o seu time para o jogo deste fim de semana.

"Ele é uma pessoa inteligente. Não só dentro de campo, ele está bem preparado para enfrentar qualquer situação. Ele ama a Ferroviária, mas como profissional, ele sabe superar as coisas", afirmou Douglas Onça, que até por conta desse carinho pelo treinador do São Paulo, vai virar a casaca e apoiar o Tricolor neste domingo.

"Nós somos Dorival Júnior Futebol Clube. Torcemos para os amigos que passaram por aqui e são treinadores. A torcida está brava, mas acho que a Ferroviária consegue se recuperar nos últimos jogos do Paulista. Então, vou ser traidor da pátria e torcer para o Dorival", brincou Douglas Onça.

Crise e protesto

Depois da derrota por 2 a 1 para o Ituano na última quarta-feira, Dorival viu a sua situação no São Paulo ficar ainda mais complicada. A organizada Independente chegou a fazer um protesto na porta do CT da Barra Funda no retorno da delegação para a capital. Neste domingo, está previsto mais uma manifestação na porta do Morumbi.

A diretoria também não está satisfeita com o desempenho do time e chegou a ter uma reunião com o treinador na quinta-feira. Desta forma, mais um resultado negativo pode custar o emprego do treinador.

"Se o São Paulo soubesse o valor que ele tem, jamais o dispensaria. Converso com ele nos momentos difíceis também. Antes do jogo com o Ituano disse para ele ter calma que iria ganhar o jogo e virar a fase, mas errei. Ele falou que está difícil, mas iria acertar o time, e que tem fé de que vamos chegar longe. Se ele tiver tempo, vão gostar do trabalho dele e ter muitas alegrias", disse Douglas Onça.

Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net

Últimas do seu time