Campanha ganhou o endosso recente de nomes importantes do cenário cultural alemão

Campanha ganhou o endosso recente de nomes importantes do cenário cultural alemão

Em meio à crise de refugiados na Europa em 2015, o futebol alemão deu um passo à frente nos últimos dias, oferecendo as boas-vindas a torcedores de países em conflito a seus estádios.

A cena foi recorrente nos jogos do Campeonato Alemão neste final de semana. Nas arquibancadas, torcedores levantavam faixas em inglês com os dizeres Refugees, welcome, ou "sejam bem-vindos, refugiados". As mensagens puderam ser vistas em jogos de times como Borussia Dortmund e Werder Bremen, entre outras equipes tradicionais do país.

A campanha ganhou o endosso recente de nomes importantes do cenário cultural alemão, como Dieter Zetsche (presidente do conselho executivo da Daimler AG) e Herta Müller (escritora vencedora do Nobel de literatura em 2009). Em editoral publicado pelo jornal Bild, Müller – nascida na Romênia – defende a recepção a refugiados na Alemanha.

"Todos que se exilaram dos nazistas foram salvos. A Alemanha precisa fazer o que outros países fizeram antes pelos alemães", defende ela. "Temos responsabilidade pelo passado. E, além disso, empatia é um ato de humanidade", completou.

Em 2015, a Europa tem sido o destino de um grande número de refugiados, oriundos principalmente de Síria e Iraque – não por acaso, países de atuação mais ostensiva de radicais do Estado Islâmico. Porém, 95% dos refugiados procuram abrigo em países vizinhos às áreas de conflito, como Turquia, Líbano e Jordânia.

Na Europa, a Alemanha é o destino mais procurado – mais de 200 mil imigrantes procuraram o país em 2014. Suécia, Itália e França vieram na sequência. No final de semana, cerca de mil pessoas marcharam pela cidade alemã de Dresden para dar as boas-vindas aos refugiados, posicionando-se contra ações de xefonobia no país.

Segundo o site International Business Times, a Alemanha aceitou 32,4% dos pedidos de asilo político no país em 2015, contra apenas 4,5% do Reino Unido. A campanha tem chegado inclusive aos estádios – na última quinta-feira, 220 refugiados foram convidados pelo Borussia Dortmund para assistir ao jogo contra o Odd (Noruega) pela Liga Europa, vencida pelos alemães por 7 a 2.

 

Foto: UOL

Últimas do seu time