Letra "A" de Alvarenga, também deveria ser agregada à sigla M.M.D.C. do Obelisco do Ibirapuera

Letra "A" de Alvarenga, também deveria ser agregada à sigla M.M.D.C. do Obelisco do Ibirapuera

O Muzambinhense Orlando de Oliveira Alvarenga representa o "A" que desde 2003, após decreto da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, faz parte do "Dia dos Heróis M.M.D.C.A.", homenagem ao soldado da cidade do sul de Minas Gerais que foi baleado junto dos outros quatro (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo).

Segundo relatos históricos, Alvarenga morreu em 12 de agosto de 1932, dois dias após o governador Pedro de Toledo ter assinado o decreto que oficializou a sigla M.M.D.C. como símbolo da Revolução Constucionalista de 1932.

Em 23 de maio de 2011 foi encaminhado um projeto junto à Prefeitura Municipal de Muzambinho para a construção do Memorial da Amizade Minas Gerais e São Paulo, na divisa entre Muzambinho-SP e Caconde-MG na Estrada Vicinal Carmen Fernandes Neves, para comemoração da luta pelas liberdades e democracia. O objetivo é uma obra réplica do Obelisco do Ibirapuera, com a sigla MMDCA. Para a justiça ser totalmente feita, o próprio Obelisco do Ibirapuera deveria agregar a letra "A" de Alvarenga. Veja abaixo:

Veja, abaixo, o decreto que instituiu a partir de 2004 o "Dia dos Heróis MMDCA", com data comemorativa anualmente em 23 de maio.


    LEI Nº 11.658, DE 13 DE JANEIRO DE 2004

            Institui o "Dia dos Heróis MMDCA"

    O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:

    Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

        Artigo 1º - Fica instituído o "Dia dos Heróis MMDCA", a ser comemorado, anualmente, no dia 23 de maio.

        Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Palácio dos Bandeirantes, 13 de janeiro de 2004.

    GERALDO ALCKMIN
    Cláudia Maria Costin
    Secretária da Cultura
    Arnaldo Madeira
    Secretário - Chefe da Casa Civil

Orlando de Oliveira Alvarenga nasceu na cidade mineira de Muzambinho, em 18 de dezembro de 1899. Filho de Ozório Alvarenga e Maria Oliveira Alvarenga, deixou viúva Annita do Val, com quem teve um filho (Oscar). Ferido em 23 de maio de 1932, foi conduzido ao Hospital Santa Rita, onde faleceu no dia 12 de agosto do mesmo ano,  tendo sido sepultado no Cemitério São Paulo. Ele era escrevente juramentado. Em sua memória, o governo do Estado de São Paulo oficializou, pelo Decreto 46.718, editado em 25 de abril de 2002, o Colar Cruz do Alvarenga dos Herois Anônimos. Com informações de Fernando Antônio Magalhães

Obelisco de Muzambinho é pleiteado para ser erguido na Estrada Vicinal Carmen Fernandes Neves, na divisa entre Muzambinho-MG e Caconde-SP. Foto: UOL

Últimas do seu time