A Seleção Brasileira já começou sua preparação para o Mundial de Basquete

A Seleção Brasileira já começou sua preparação para o Mundial de Basquete

Após uma péssima campanha na Copa América do ano passado, a Seleção Brasileira de basquete não conseguiu uma classificação para o Mundial deste ano. Porém, um convite feito pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) acabou salvando a seleção verde e amarela. Agora, com os jogadores da NBA e o que tem de melhor, será que o Brasil terá chances de conseguir uma boa classificação no Mundial?

Vale ressaltar que o grupo convocado para esta competição, que, ao lado das Olimpíadas, é a mais importante da modalidade, é bem diferente da Copa América de 2013. O argentino Rubén Magnano já confirmou 10 de seus 12 comandados para o Mundial. São eles: Larry Taylor (Bauru), Marcelinho Huertas (Barcelona), Alex Garcia (Bauru), Leandrinho Barbosa (sem clube), Marcelinho Machado (Flamengo), Marquinhos (Flamengo), Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), Guilherme Giovannoni (Brasília), Nenê (Washington Wizards) e Tiago Splitter (San Antonio Spurs).

Com toda a certeza, este é o melhor elenco que o Brasil tem disponível para jogar o torneio. Lembrando que os dois nomes que faltam devem sair dos jogadores que vão disputar o campeonato Sul-Americano, na Venezuela. Rafael Luz, Vitor Benite, Augusto Lima e Rafael Hettsheimeir são os mais cotados para ficarem com as vagas.

Somente pelos nomes, o Brasil já está bem representado. Um elenco veterano, com média de idade de 32 anos, mas, com muita energia, pode fazer com que a seleção chegue longe neste Mundial. O forte do time, com certeza, está dentro do garrafão. Nenê, que estreia em Mundiais, fez uma ótima temporada no Washington Wizards, sendo um dos destaques da franquia que chegou até a semifinal da Conferência Leste. Tiago Splitter foi o primeiro brasileiro campeão da NBA na temporada passada. Anderson Varejão passou por uma série de lesões nos últimos anos, mas conseguiu voltar às quadras em 2014.

Huertas e Taylor são bons armadores e podem conduzir bem este time. O primeiro tem se destacado cada vez mais atuando no Barcelona e chega com muita moral para o campeonato. Entretanto, as alas são um problema para a seleção. Leandrinho não vem fazendo grandes temporadas e, assim como na véspera das Olimpíadas de 2012, está sem clube na NBA. Alex Garcia e Marcelinho Machado já estão com a idade avançada e não devem aguentar uma grande senquência de partidas. E o Marquinhos é bom, mas não pode ficar muito pressionado, senão não rende o esperado.

O que dá mais crédito para este grupo é a liderança de Rubén Magnano. Ele já levou a Argentina ao título olímpico e conseguiu conduzir o Brasil a um ótimo quinto lugar nas Olimpíadas de 2012. Com muita competência, ele fez a seleção começar a se preparar para o Mundial deste ano mais de um mês antes do início da competição. Ele planejou uma série de treinamentos físicos e táticos, além de jogar amistosos contra seleções importantes como Argentina, México, Estados Unidos e Lituânia.

A Seleção Brasileira já treina em São Paulo

Toda essa preparação antecipada é válida, já que o Brasil caiu em um grupo muito difícil na primeira fase do Mundial. Espanha, Sérvia, França, Egito e Irã também estão no grupo A e serão os adversários da seleção. Sem dúvidas, Espanha, a dona da casa, e França, atual campeã europeia de basquete, estão um nível acima e provavelmente serão as duas primeiras colocadas. Assim, as outras equipes terão que brigar pela terceira colocação, que também classifica para as oitavas-de-final.

Lógico, todos sabem que os Estados Unidos são amplamente favoritos para ganharam o Mundial. Com um time cheio de estrelas, o esperado é que os norte-americanos fiquem com a medalha de ouro. Quem deve fazer um bom Mundial também é a Lituânia, a Argentina e a Croácia.

A competição começa no dia 30 de agosto e vai até o dia 14 setembro. Espero e torço para que o Brasil faça uma grande campanha. Tem jogadores de talento e um técnico campeão. Se não conseguir ficar com uma medalha, que chegue ao menos entre os 10 primeiros. Ajudaria a apagar o vexame na Copa América e facilitaria muito para que o nosso basquete nacional se desenvolvesse ainda mais e conseguisse se renovar.

Clique aqui e veja mais notícias sobre os esportes americanos no Quinto Quarto.

FOTOS: Reprodução/CBB

Últimas do seu time