Com muito Instagram e pouco ataque, os jogadores do Felipão postaram mais no site de compartilhamento multimídia do que finalizaram na Copa

Com muito Instagram e pouco ataque, os jogadores do Felipão postaram mais no site de compartilhamento multimídia do que finalizaram na Copa

Em quarto lugar e com um futebol muito abaixo da expectativa, a seleção brasileira deixou a Copa do Mundo disputada em casa sob críticas e diante de uma crise dentro de campo. Fora das quatro linhas, no entanto, o desempenho pode ser considerado positivo. Pelo menos se levarmos em conta a participação nas redes sociais.

Se em campo o time não mostrava grande poderio ofensivo e capacidade de superar rivais como Alemanha e Holanda, fora dele a "artilharia" de fotos, vídeos e mensagens era pesada.

Com muito Instagram e pouco ataque, os jogadores do Felipão postaram mais no site de compartilhamento multimídia do que finalizaram na Copa: foram 500 fotos contra 111 chutes a gol, um valor quatro vezes e meio maior.

Em campo, o campeão foi Neymar: o atacante chutou 18 vezes a gol e, mesmo lesionado e fora dos dois últimos jogos, terminou o Mundial como a artilheiro da seleção. Na internet, David Luiz levou o título: o zagueiro cabeludo postou 55 fotos.

Dos 23 jogadores do grupo de Scolari, apenas quatro não possuem conta no Instagram: Júlio César, Jô, Henrique e Maxwell. Do mesmo time, seis não chutaram a gol: os três goleiros, Hernanes, Dante e Henrique.

Longe do pódio nos gramados, a seleção pode comemorar o título nas redes sociais. Até a disputa de terceiro lugar contra a Holanda, os jogadores brasileiros acumulavam mais de 65 milhões de curtidas nas 500 fotos postadas.

E dos dez jogadores com maior número de seguidores no site de compartilhamento de fotos e vídeos, sete são do Brasil (o líder Neymar, David Luiz, Daniel Alves, Marcelo, Thiago Silva, Hulk e Oscar). Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Iker Casillas completam a lista.

Os campeões do instagram ainda têm seis das dez fotos com mais curtidas no período de Copa do Mundo, segundo levantamento do site.

O conteúdo para agradar os torcedores e fãs era dos mais variados. Desde postagens patrocinadas até mensagens de luto por morte de ex-companheiros, os comandados de Felipão colocavam fotos de refeições, vídeo com roupeiro dançando e declarações de amor para namoradas e esposas após tanto tempo longe de casa. Motivo não faltava para postar.

Ainda assim, a interação em excesso no Instagram não pode ser classificada definitivamente como uma coisa ruim para uma seleção. A Alemanha, por exemplo, se destacou nas redes sociais com fotos, vídeos e até mensagens em português e chegou à final. O time de Neur, Muller, Podolski e Kroos ainda é apontado como favorito na disputa contra a Argentina, neste domingo, no Maracanã.

FOTO: UOL

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