publicidade
Com direito a pneu, a tenista de 23 anos venceu por 2 sets a 0 (7/5 e 6/0)

Com direito a pneu, a tenista de 23 anos venceu por 2 sets a 0 (7/5 e 6/0)

Do UOL, em São Paulo

Garbine Muguruza venceu um jogo de alta qualidade técnica no primeiro set contra Venus Williams e é campeã de Wimbledon. A parcial inicial definiu os rumos da partida porque no segundo Venus baixou o nível e Muguruza jogou cada vez melhor. O placar mostra a disparidade nas parciais. A tenista de 23 anos venceu por 2 sets a 0 (7/5 e 6/0).

Este é o segundo Grand Slam da espanhola, que venceu Roland Garros ano passado. O ponto que definiu o confronto repetiu a final masculina do Australian Open, foi no desafio. Muguruza parou a troca de bolas e apostou que Venus jogou para fora. Se errasse, perdia o ponto. Como estava correta, foi campeã e chorou imediatamente.

No discurso na cerimônia de premiação, Muguruza confessou que estava nervosa porque sempre sonhou em ser campeã de Wimbledon, mas disse que conseguiu esconder este sentimento. Ela mandou uma mensagem para o técnico: "Aqui está", e mostrou o troféu para a câmera.

A campeã lembrou de quando perdeu a final de Wimbledon para Serena Williams, irmã da adversária deste domingo. Muguruza contou que em 2015 ouviu de Serena que um dia seria campeã e comemorou que este dia chegou.


O JOGO

Como era previsto, o jogo começou bastante equilibrado porque as duas jogadoras têm características semelhantes. Muguruza e Venus sacam bem e usam a bola seguinte para atacar e dominar o ponto. A estratégia é eficaz na grama, tanto que Venus é pentacampeã em Londres.

Muguruza chegava bem credenciada porque fez um torneio muito bom eliminando inclusive a então número um Angelique Kerber, única partida em que perdeu sets. A campeã começou um tanto errática no forehand, mas conseguiu calibrar o golpe ao longo do set inicial e assim aproveitou as chaves.

Venus pecou nas oportunidades que apareceram. Ela teve dois set points no saque de Muguruza e não fechou. Nestas horas, o golpe que mais falhou foi o forehand na paralela, que saia no fundo. A definição da parcial teve pontos bastante disputados com as jogadoras batendo muito bem na bola.

A vantagem de um set a zero deixou Muguruza cheia de confiança. Ela saiu quebrando a adversária com devoluções que machucavam, agressividade no fundo de quadra e muita coragem. Rapidamente conseguiu um pneu.

Muguruza se tornou a primeira espanhola a conquistar Wimbledon desde 1994. Na ocasião, a vencedora foi Conchinta Martinez, justamente a mulher que orienta a campeã. A tarefa foi facilitada pelos erros de Venus no segundo set.

Depois da cerimônia de premiação, o Rei da Espanha, Juan Carlos, esperava a campeã numa das salas do clube de Wimbledon. Muguruza falou que agora está provado que espanhóis também conseguem vencer na grama.

Ela é somente a segunda mulher do país a vencer um Grand Slam na grama. Mas a conquista podia ser Sul-americana, ela nasceu na Venezuela e ficou bastante tempo na dúvida sobre qual país iria defender.

Foto: Imagem: AP Photo/Kirsty Wigglesworth - retirada do UOL

Compartilhe:
Imagem Nuvem de Notificações

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2017

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Cor
    72
  • 2 Pal
    63
  • 3 San
    63
  • 4 Grê
    62
  • 5 Cru
    57
  • Veja tabela completa