O São Paulo viu, na quarta-feira passada, o sonho do tetracampeonato da Libertadores chegar ao fim após a derrota para o Cruzeiro nos pênaltis

O São Paulo viu, na quarta-feira passada, o sonho do tetracampeonato da Libertadores chegar ao fim após a derrota para o Cruzeiro nos pênaltis

O São Paulo viu, na quarta-feira passada, o sonho do tetracampeonato da Libertadores chegar ao fim após a derrota para o Cruzeiro nos pênaltis. Nos últimos anos, porém, as decepções na competição continental deram lugar a boas campanhas no Campeonato Brasileiro. O fato se deu, por exemplo, na conquista dos últimos três títulos nacionais do clube.

Antes de perder a vaga para o Cruzeiro na atual edição da Libertadores, o time paulista acumulou, desde 2006, seis eliminações na competição. Além de erguer a taça do Brasileirão em três oportunidades depois das quedas (sempre com Muricy Ramalho), o São Paulo brigou pelo título brasileiro de 2009 até a última rodada. Em 2010 e 2013, a campanha foi apenas regular -- nas duas oportunidades, a equipe ficou na nona colocação.

Em 2006, o São Paulo perdeu para o Internacional na final da Libertadores, mas deu o troco no rival no Brasileirão. Até a decisão no Beira-Rio,  disputada em agosto, 16 rodadas do campeonato haviam sido disputadas. E o time do Morumbi já era líder do torneio.

Após o vice continental, a equipe manteve a liderança e conquistou o título com 78 pontos, contra 69 do Inter. O São Paulo perdeu apenas um jogo depois da Libertadores: para o Palmeiras, na 26ª rodada (3 a 1).

No ano seguinte, o Brasileirão só começou a ser disputado após a eliminação são-paulina na Libertadores (diante do Grêmio, nas oitavas de final, dia 21 de maio). No primeiro jogo pós-queda, o São Paulo venceu o Goiás e abriu caminho para conquistar o bicampeonato brasileiro com 15 pontos de vantagem sobre o Santos (77 pontos contra 62).

O clube conseguiu repetir a façanha em 2008. Em maio, o time foi eliminado pelo Fluminense nas quartas da Libertadores. Àquela altura, apenas duas rodadas do Brasileirão tinham sido disputadas. Nos 36 jogos seguintes, o São Paulo conquistou 21 vitórias e 11 empates, garantindo o tri brasileiro com 75 pontos -- o Grêmio somou 72.

Sem títulos, mas com destaque

O São Paulo não conseguiu vencer o Brasileirão nas últimas três vezes em que foi eliminado da Libertadores. Mas, ao menos, conseguiu se destacar em 2009 e até em 2013, quando lutou contra o rebaixamento durante algumas rodadas.

Em 2009, o Cruzeiro foi o algoz são-paulino nas quartas de final da Libertadores, já em junho. Até então, o São Paulo somava apenas sete pontos em seis confrontos do campeonato Brasileiro. Na sequência, sob o comando de Ricardo Gomes, o São Paulo conseguiu se recuperar e lutou pelo título nacional até a última rodada. O time fechou a participação em terceiro lugar, atrás de Inter e Flamengo.

Há cinco anos, após a eliminação na semifinal da Libertadores, a campanha regular no Brasileirão não foi alterada: o clube era o nono colocado na 12ª rodada e manteve a posição depois de disputar 26 jogos no nacional.

Em 2013, a luta contra o rebaixamento foi bem-sucedida. Como ocorreu em 2007, o Brasileirão só começou após o São Paulo ser eliminado pelo Atlético-MG nas oitavas de final do torneio continental. Ao término do primeiro turno, com Ney Franco  e, depois, Paulo Autuori, a equipe ficou na zona do descenso (no 18º lugar). Muricy assumiu o time e ajudou a melhorar a campanha, com dez vitórias e dois empates em 19 jogos, terminando o campeonato na nona posição.

Foto: UOL

Últimas do seu time