Walter Montoya foi emprestado pelo Cruz Azul-MEX ao Grêmio até o final de 2019

Walter Montoya foi emprestado pelo Cruz Azul-MEX ao Grêmio até o final de 2019

Do UOL, em Porto Alegre

Walter Montoya está em Porto Alegre desde o final de semana, mas ainda não se acostumou com o português. Nesta terça-feira (8), o meia foi apresentado pelo Grêmio e admitiu a dificuldade com o novo idioma. A diferença é tanta que o jogador chegou a chamar a língua verde e amarela de brasileiro e pediu desculpas ao não entender algumas perguntas dos repórteres.

Aos 25 anos, Montoya foi emprestado pelo Cruz Azul-MEX ao Grêmio até dezembro.

"Kannemann me comentou sobre o grupo, outros jogadores me falaram e os dirigentes também. Não me mentiram, o grupo é muito bom mesmo e são caras espetaculares. Não entendo muito bem ainda o brasileiro, mas o grupo é muito bom", disse Walter Montoya.

O futebol brasileiro, de toda forma, é um desafio novo na vida do meia-atacante.

"Futebol brasileiro é grandioso. Não é fácil, é muito dinâmico e difícil jogar aqui. Vou trabalhar para me adaptar rapidamente ao time e a tudo que me pedirem por parte do corpo técnico. Quero rapidamente render e entender o futebol brasileiro. Não quero esperar o decorrer do ano para me adaptar. Estou falando bastante com o preparador físico para estar 100% e quando estiver assim, vou me doar ao máximo", afirmou.

A chegada ao Brasil é também uma espécie de retomada. No México, o argentino teve problemas com a comissão técnica do Cruz Azul e por isso não atua desde outubro.

"Houve um passo em falso no Cruz Azul, é do futebol. É um grande clube, mas tive problemas particulares. Problemas internos lá com o treinador… Bom, depois surgiu isso (Grêmio) e acredito que tomei a melhor decisão", apontou.

Além do contato com o compatriota Kannemann, o ex-jogador de Rosario Central e Sevilla também lembrou dos duelos de 2016 com o Grêmio. Naquele ano, o time gaúcho perdeu as duas partidas contra o Central e Montoya foi um dos destaques em campo.

"O que passou em 2016, naquela Libertadores… Rosario fez um grande jogo, mas viemos com medo para o jogo aqui. Sabíamos que o Grêmio jogava bem com a bola. Acabou sendo aquilo, mas agora estou do outro lado, né? Agora vou enfrentar o Central e tomara que eu vença de novo (risos). Tenho amor por Central, mas espero vencer", comentou.

Walter Montoya é o terceiro reforço apresentado pelo Grêmio neste ano. Antes, o clube confirmou Julio Cesar, goleiro ex-Fluminense, e também Rômulo, volante emprestado pelo Flamengo. Nos próximos dias, a diretoria deve divulgar oficialmente a contratação de Felipe Vizeu, da Udinese, e negocia liberação de Emmanuel Mas, lateral esquerdo do Boca Juniors.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Últimas do seu time