O jornalista recebeu um telex e informou o narrador Wilson Fittipaldi que estava transmitindo o GP da África do Sul em Kyalami

O jornalista recebeu um telex e informou o narrador Wilson Fittipaldi que estava transmitindo o GP da África do Sul em Kyalami

Há exatos 38 anos, em 5 de março de 1977, morria um dos mais promissores pilotos de sua geração: o galês Tom Pryce, durante o GP da África do Sul, disputado no circuito de Kyalami.

À época na Rádio Jovem Pan, Milton Neves comandava o Plantão Esportivo da emissora, de São Paulo. Wilson Fittipaldi (o Barão) narrava o GP e o português Domingos Piedade fazia os comentários quando um telex chegou às mãos de Milton Neves, trazido pelo rádio-escuta José Laforé Salício, com a notícia da morte de Tom Pryce.

Milton chamou Wilson Fittipaldi ao vivo e informou sobre o acidente fatal de Pryce. Domingos Piedade, a princípio, duvidou da notícia, que acabou confirmada minutos depois.

Tom Pryce, então com 27 anos, morreu em consequência do impacto de um extintor de incêndio que era carregado por um fiscal de pista.

O piloto avançava com sua Shadow número 16 pela reta principal do traçado sul-africano na 13ª colocação, atrás da March do alemão Hans Stuck e da Ligier do francês Jacques Laffite.

 À esquerda da pista, parado, estava seu companheiro de equipe, o italiano Renzo Zorzi, desvencilhando-se do cinto de segurança enquanto seu carro tinha um princípio de incêndio.
 
Zorzi saiu sem problemas de sua Shadow, ajudado por um fiscal, que debelou as chamas com um extintor de incêndio.
 
Mas o outro fiscal, Jansen Van Vuuren, de 19 anos, também com o extintor de incêndio nas mãos, acabou atropelado pelo carro de Tom Pryce, a cerca de 280 km/h, morrendo instantaneamente, e seu extintor atingiu em cheio a cabeça do piloto.
 
O impacto, tão forte, removeu o capacete de Pryce, que teve seu crânio esmagado, provocando sua morte. Desgovernada, a Shadow ainda atingiu a Ligier de Laffite, que deixou a prova, mas sem ferimentos.
 
Foto: Reprodução
 
Ouça, abaixo, entrevista de Milton Neves a Marcos Júnior relatando como informou a notícia da morte de Tom Pryce a Wilson Fittipaldi e Domingos Piedade, que estavam em Kyalami naquele trágico 5 de março de 1977.
 
 
 

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time