Michel Bastos está em alta no São Paulo pela versatilidade, mas tem um lugar de preferência no campo

Michel Bastos está em alta no São Paulo pela versatilidade, mas tem um lugar de preferência no campo

João Henrique Marques

Do UOL, em São Paulo

A versatilidade faz de Michel Bastos o substituto de Kaká no São Paulo atualmente. E justamente no momento em que dirigentes defendem tese de que um novo reforço não precisa ser contratado após a saída do meia para os Estados Unidos. No entanto, há um problema: Michel prefere atuar em uma outra posição no campo.

A preferência é pela meia direita, justamente a oposta de Kaká, e que atualmente é ocupada por Paulo Henrique Ganso. Por lá, Michel Bastos jogou nos dois últimos anos no futebol europeu, quando defendeu a Roma-ITA e o Schalke 04-ALE. O pedido para atuar pelo lado direito foi feito a Muricy Ramalho logo que o atleta chegou ao São Paulo, em agosto. Só que as oportunidades neste setor foram poucas.

"Aqui eles sabem qual a minha posição preferida. Só que em uma conversa me coloquei à disposição do Muricy para jogar em qualquer lugar pensando em ajudar a equipe. Agora, é ele (Muricy Ramalho) quem define", disse Michel Bastos.

Em três recentes jogos como titular na meia direita, Michel Bastos teve participações decisivas, com o São Paulo vencendo os confrontos. Ele fez o gol da vitória por 1 a 0 contra o Huachipato, no Morumbi, e marcou outro no triunfo por 3 a 2 no jogo de volta, no Peru, ambos pela Copa Sul-Americana. Na última exibição como titular na meia direita, deu assistência para o gol de Paulo Henrique Ganso na vitória por 2 a 1 contra o Bahia, no Morumbi, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

"Quando o Ganso joga comigo, a gente alterna o lado. Todo jogador tem sua preferência em campo. Jogar na direita não é exigência, mas apenas uma preferência", minimizou Michel Bastos.

O lateral esquerdo de origem será o substituto de Kaká, suspenso, contra o Goiás. Assim, ele vai jogar pela esquerda do campo. A última vez que jogou no setor em que o camisa 8 ocupa foi no duelo contra o Coritiba, no Couto Pereira. O São Paulo perdeu o jogo por 3 a 1. Só que o gol tricolor foi de Michel Bastos.

"Acho que o papel tático que o Kaká exerce no time eu não consigo cumprir. Então me vejo mais obrigado a fazer gol, dar assistências quando jogo por ali", destacou Michel, que também já atuou na lateral esquerda quando Alvaro Pereira ficou fora do time, contra o Botafogo, Flamengo, Grêmio e Atlético-PR.

A versatilidade de Michel é constantemente elogiada por Muricy e dirigentes do clube. A característica o deixa bem cotado para liderar um rodízio de jogadores em substituição a Kaká. Contratar um jogador para a função do camisa 8 não é o plano atual.

"É complicado trazer jogadores renomados por conta do custo. Não é nosso perfil. A ideia não é ter um substituto, e sim um conjunto para substituí-lo. Basta ver como o São Paulo tem atuado, cada hora com um jogador diferente", disse o presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, ao ser questionado sobre a contratação de um substituto para Kaká.

"O Michel é um jogador que tínhamos a pretensão de trazer desde janeiro. Ele tem vários atributos que nos empolgaram, como visão de jogo, postura tática, versatilidade e força. Depois que chegou ao clube, tudo tem se confirmado. Agora está buscando a identificação", disse Gustavo Vieira de Oliveira, gerente executivo do São Paulo.

FOTO: UOL

Últimas do seu time